Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Rádio Alepa FM aborda o trabalho dos enfermeiros no parlamento estadual no Dia Mundial da Enfermagem
Notícia FRTPA
Rádio Alepa FM aborda o trabalho dos enfermeiros no parlamento estadual no Dia Mundial da Enfermagem
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Angelina Anjos Cavalero- FRTPA - Comunicação
O Dia Mundial da Enfermagem (12) foi destaque nesta segunda-feira (12) na Rádio Alepa FM, que recebeu duas representantes do Departamento de Bem-Estar Social (DBES) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa): as enfermeiras Vera Brito, com seis anos de Casa; e Marluce Ramos, que contabiliza 18 anos na ativa.
As servidoras lembraram o trabalho atípico na Casa Legislativa como enfermeiras do parlamento estadual. Esses profissionais de saúde são os guardiões silenciosos do bem-estar de deputados, servidores, visitantes e demais colaboradores que circulam pelo ambiente parlamentar. Durante as sessões ordinárias e extraordinárias da Alepa, sempre são selecionadas equipes para dar plantão e atender quaisquer emergências.
Mais do que prestar primeiros socorros em emergências, os enfermeiros do parlamento são responsáveis por monitorar a saúde dos deputados e servidores, realizar atendimentos preventivos, acompanhar casos de doenças crônicas e promover campanhas de vacinação e conscientização sobre temas como hipertensão, diabetes, saúde mental e qualidade de vida no trabalho.
A Alepa, através do DBES, realiza campanhas em parceria com diversos órgãos públicos, mas também atua de maneira solo. A Campanha de Doação de Sangue em conjunto com a Fundação Hemopa é um exemplo dessas ações.
A atuação desses profissionais ganha ainda mais destaque em períodos de sessões ou eventos com grande movimentação, quando o risco de intercorrências aumenta. Em muitos casos, o atendimento ágil e eficiente da equipe de enfermagem é decisivo para evitar complicações graves e garantir o pronto encaminhamento a unidades hospitalares, quando necessário.
Além da assistência direta, os enfermeiros exercem um papel fundamental na humanização do ambiente legislativo. Com empatia, escuta ativa e conhecimento técnico, ajudam a criar uma rede de cuidado que acolhe não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos que frequentam o espaço público. “A gente presta um serviço direto para a comunidade que vem até a Casa”, explica a enfermeira Marluce, que considera um trabalho gratificante.
A enfermeira Vera, que sempre é escalada para estar presente nas sessões ordinárias da Alepa, informou que as ocorrências são geralmente para fazer a aferição da pressão arterial e medição da glicose.
A Alepa tem em sua agenda permanente a pauta da categoria de enfermagem e coleciona em seu catálogo de ações vários projetos de lei aprovados que visam valorizar a profissão da enfermagem.
Em 2024, a Alepa homenageou em uma sessão solene a Escola de Enfermagem da Uepa pela contribuição histórica e social..jpeg)
Na gestão do presidente da Alepa, deputado Chicão, a palavra de ordem é investir e valorizar os profissionais de enfermagem no Parlamento Estadual, pois reconhece que uma Casa Legislativa saudável começa com pessoas saudáveis e, por isso, houve um cuidado e atenção especial na reforma do DBES.
Para o presidente Chicão, a reforma do DBES significa oferecer aos servidores mais dignidade no exercício de suas funções. “Essa reinauguração representa dar aos colegas de trabalho mais dignidade ao trabalhar, assim como aos usuários”, afirmou.
Coordenação Geral: Angelina Anjos Cavalero
Produção e Reportagem: Shirley Castilho
Apresentação: Raphael Guimarães e Gabriel Oliveira
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.
