Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Abril Amarelo - Mês de Conscientização Sobre o Câncer Ósseo

Notícia

28/04/2025 | 14h12 - Atualizada em 28/04/2025 | 14h10

Abril Amarelo - Mês de Conscientização Sobre o Câncer Ósseo

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Em abril, o alerta é para o câncer ósseo, mais comum em jovens e idosos. O câncer ósseo primário é raro e, em 90% dos casos, afeta crianças e adolescentes. O câncer ósseo afeta principalmente jovens (até 20 anos) e idosos.

Com cerca de 2.700 novos casos por ano, corresponde a 2% dos casos de câncer no Brasil, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC).

O câncer ósseo primário - surge no tecido ósseo (afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia), enquanto o câncer ósseo secundário surge como metástase de outros tipos de câncer.

“A metástase óssea, que é causada mais frequentemente pelos cânceres de mama e próstata, é a mais comum. Mas, iIndependentemente de ser primário ou metástase, o câncer ósseo pode apresentar sintomas como inchaço, dormência ou formigamento, perda de peso, fadiga e dor”, explica a oncologista Paula Sampaio, do Centro de Tratamento Oncológico. “Dor nos ossos pode ser causada por traumas e de fraturas. Mas, quando os ossos doem sem motivo aparente, em que os ossos ficam doloridos, sem área específica, que evolui para dor constante ou intermitente, durante a noite ou momentos de repouso, é importante ficar atento e procurar um médico para investigar a causa”, alerta a médica.



Principais sintomas:

- Dor constante e persistente, localizada nos membros, mesmo sem algum trauma

- Inchaço ou edema localizado no mesmo lugar onde se sente dor

- Nódulo ou endurecimento na região que costuma doer ou inchar

- Fraturas - em casos mais graves, os tumores ósseos podem enfraquecer o osso

Legislativo - A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) é um agente ativo no combate e prevenção ao câncer, por meio de projetos de lei, moções e diversas proposições. A intenção é mudar as estatísticas que alarmam o Brasil com políticas públicas coerentes por uma saúde qualificada e presente na vida da população.

O deputado Aveiton Souza (PL) apresentou moção pedindo a Instalação de unidades oncológicas e/ou a habilitação dos Hospitais Regionais de Altamira, Conceição do Araguaia, Marabá e Redenção para o tratamento de câncer. É também de sua autoria a proposição que visa a concessão do direito de ausência ao serviço sem prejuízo do salário para servidor do Pará que realizar exames de controle do câncer – se sancionada, a Lei vai contemplar servidores policiais militares, bombeiros e policiais civis.