Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados do Pará e Direção da Unale participam de agenda ambiental em Belém
Notícia
Deputados do Pará e Direção da Unale participam de agenda ambiental em Belém
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

A agenda contou com a presença dos deputados paraenses: Dirceu Ten Caten (PT), Iran Lima (MDB), Maria do Carmo (PT), Coronel Neil (PL), Fábio Freitas (Republicanos), Gustavo Sefer (PSD), Fábio Figueiras (PSB), Torrinho Torres (MDB), Renato Oliveira (MDB), Eliel Faustino (UB), Ana Cunha (PSDB) e Andréia Xarão (MDB). A visita faz parte da programação do encontro nacional promovido pela Unale, que trouxe à capital do Pará representantes do Parlamento Amazônico e do colegiado de presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.
O deputado Dirceu foi um dos principais articuladores para que o evento da Unale com foco na COP30 acontecesse na capital, Belém. De acordo com o parlamentar, o Estado se prepara para ser sede do principal evento que discute o clima e o Meio Ambiente no planeta.
''Estamos muito felizes em receber os deputados estaduais, que vieram de diversos estados brasileiros para esse inédito encontro em Belém, onde realizaremos a reunião da diretoria da Unale. Aqui no Palácio do Governo, os deputados conhecerão o Comitê Estadual da COP, ver de perto toda a estrutura montada, onde, em seguida, irão se dirigir para o Parque da Cidade para acompanhar o andamento das obras daquele importante polo turístico e ainda contribuir com a nossa, natureza plantando diversas mudas de árvores'', disse o parlamentar.
A vice-líder do governo e atual presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Alepa, deputada Maria do Carmo (PT), destacou a importância do evento da Unale na capital. A parlamentar disse que pretende organizar, em breve, outros eventos para discutir sobre as legislações que tratam sobre o Meio Ambiente.
''Gostaria de parabenizar o deputado Dirceu por ser um dos responsáveis por esse belíssimo encontro da direção da Unale na cidade que será a sede da COP 30. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente do nosso parlamento, irei convidá-los para que eles venham participar de um seminário que a Alepa irá promover com a presença de todos os presidentes das Comissões de Meio Ambiente de todas as Assembleias Legislativas do Brasil, pois é o parlamento que legisla sobre as questões ambientais. Enquanto deputados, é necessário estudarmos as legislações que precisam ser feitas para contribuirmos ainda mais com o Meio Ambiente, e também, analisar, as legislações que precisam ser revogadas, caso elas impeçam o avanço para que tenhamos um planeta mais saudável e sustentável'', afirmou a parlamentar.
No Parque da Cidade, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, lembrou que o encontro de hoje, que contou com a presença de deputados estaduais do Brasil inteiro, é considerado um marco para o Estado que será palco da Conferência do Clima em novembro. ''O dia de hoje é um marco importante para o nosso estado com a presença de inúmeros parlamentares de diversas regiões, pois aqui seremos a capital do mundo para as discussões globais, sobre o clima, sobre o Meio Ambiente, entre tantos outros assuntos. Aqui os deputados estão tendo o privilégio de plantar árvores e vemos o encanto nos olhos deles com essa obra e com a expectativa de participarem, em novembro, do evento'', disse a vice-governadora Hana.
A deputada Ana Cunha (PSDB) foi uma das deputadas da Alepa que esteve presente na visita. Na ocasião, a parlamentar parabenizou toda a organização do evento e ainda pôde, pela primeira vez, plantar uma muda de árvore no local que será um dos principais palcos da conferência.
''Gostaria de expressar a minha alegria em receber aqui no estado do Pará os nossos colegas deputados que integram a diretoria da Unale, e parabenizar a nossa vice-governadora Hana em nos receber no Parque da Cidade, onde tem nos apresentando como ficará esse importante instrumento paisagístico que será palco de diversos debates da COP 30'', expressou a deputada Ana.
Visita da cruz presente na celebração da primeira missa no Brasil
Durante a agenda, a comitiva recebeu no Palácio do Governo a cruz usada durante a celebração da primeira Santa Missa no Brasil. A relíquia, vinda diretamente de Portugal segue em peregrinação pelo país para celebrar os 525 anos da primeira celebração católica no Brasil. Belém, foi a única cidade da região norte que recebeu a visita da cruz sagrada.
A relíquia passou ainda pela sede do Comitê Estadual da COP 30, onde uma benção foi concedida em frente ao relógio que marca a contagem regressiva de 200 dias para a conferência do clima que acontecerá em novembro deste ano na capital do Pará.