Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Dia do Artesão é celebrado no auditório João Batista com entrega de certificados de reconhecimento

Notícia

24/04/2025 | 19h13 - Atualizada em 24/04/2025 | 19h12

Dia do Artesão é celebrado no auditório João Batista com entrega de certificados de reconhecimento

Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Uma Sessão Especial realizada nesta quinta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) celebrou o Dia do Artesão. No encontro, ocorrido no auditório João Batista, localizado dentro do Palácio Cabanagem, foi feita a entrega do Diploma de Homenagem Especial, certificando 69 artesãos paraenses em reconhecimento à sua dedicação à arte e ao ofício manual.


A data oficial que homenageia esse profissional é o dia 19 de março, em homenagem à São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício. Mas o momento de agora, segundo o deputado Elias Santiago (PT), autor do requerimento, é oportuno devido à realização da COP30, marcada para novembro de 2025. A intenção é dar profissionalizar ainda mais os artesãos paraenses para que seus produtos ganhem o mundo.

“O artesão consegue transformar em arte aquilo que a gente não consegue ver como arte. Consegue transformar e demonstrar a alegria e o amor através de uma peça, assim como mostrar o sentimento do paraense em forma de arte”, conceituou Santiago. Ele ressaltou ainda o significado do trabalho feito com materiais reciclados. “São transformados em arte, em objeto de beleza, de significado, mas também de geração de renda, cumprindo ainda uma função ecológica”.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

Em seu pronunciamento aos homenageados, o deputado disse que sentiu orgulho em possibilitar este momento. “As pessoas selecionadas foram escolhidas pela sua história com o artesanato", disse, e pediu que os artesãos levem a certificação para suas comunidades, associações e municípios, transformado em símbolo do reconhecimento dos seus trabalhos.


O ceramista Alexandre Alfaia agradeceu a realização da sessão e pediu aos homenageados que incentivem outras pessoas para que a forma de fazer arte não se perca e seja passada para as futuras gerações. “Somos muito gratos por esse incentivo", concluiu.


Presidida pelo deputado Elias Santiago (PT), a sessão contou com as presenças do deputado Carlos Bordalo (PT), do secretário Inocêncio Gasparin; de Miro Sanova, presidente da Funtelpa; Moises Libório, representando o Incra; Elisangela Celestino, prefeita de Concórdia do Pará; Iuri Faro, vice-prefeito do Acará; e Larissa Martins, secretária executiva de Direitos Humanos da Prefeitura de Belém.


Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
No hall de entrada do auditório João Batista foi montada uma exposição e uma mini-feira com mais de 10 expositores com suas produções artesanais diversas. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).


Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
O secretário Inocêncio Gasparin, que representou o governador Helder Barbalho na solenidade, apresentou as atividades desenvolvidas pela secretaria, no apoio que tem dado à valorização do artesanato paraense, com a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, e com o incentivo ao empreendedorismo local, valorizando produtos genuinamente paraenses.

A Sedeme, é responsável pela expedição das Carteiras de Artesão Nacional, que possibilita que esses trabalhadores participem das feiras nas fronteiras do Estado e fora dela, em território brasileiro. No país, existem oito milhões e meio de artesãos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4% da população brasileira. No Pará, estão cadastrados mais de 4 mil artesãos na secretaria.


Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Comissão vai discutir espaços na COP30

A proposta de criação de uma Comissão na Alepa, feita pelo titular da Sedeme foi aceita de imediato. Sob a coordenação do deputado Elias Santiago, a comissão contará com a participação das organizações dos artesãos e terá o apoio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Assistência Social, Trabalho e Renda  (Seaster), e da Funtelpa. Juntos, os órgãos e entidades vão pensar sobre o lugar de presença dos artesãos os corredores de circulação e nas feiras previstas nos espaços da COP30.

 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.