Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados destacam 45 anos do SOME e dois anos da Fundação Afonso Galindo
Notícia
Deputados destacam 45 anos do SOME e dois anos da Fundação Afonso Galindo
Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará foi palco de importantes reconhecimentos nas áreas da comunicação e da educação pública. Os deputados destacaram o papel transformador do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), que completou 45 anos de atuação no estado, e também os dois anos de funcionamento da Fundação Afonso Galindo de Rádio e Televisão da ALEPA, responsável pela divulgação das atividades do Parlamento paraense.
No horário do pequeno expediente, o deputado Carlos Bordalo (PT) apresentou requerimento com votos de aplausos à Fundação Afonso Galindo, que mantém a Rádio e a Televisão Alepa. Para o parlamentar, o trabalho desenvolvido pela fundação tem sido essencial para a transparência das ações legislativas e a promoção da cultura, permitindo que a população tenha acesso a informações seguras e claras sobre o Poder Legislativo.
“A Rádio e a Televisão Alepa merecem o reconhecimento pelo trabalho que vêm desenvolvendo na divulgação e na transparência das atividades do Legislativo paraense. Esse trabalho tem contribuído para elevar o padrão de qualidade da Assembleia Legislativa frente à sociedade do Estado”, declarou Bordalo. 
Já no horário de lideranças, parlamentares voltaram suas atenções para a educação. A vice-líder do Governo, deputada Maria do Carmo (PT), pediu a aprovação de requerimento com votos de aplausos aos profissionais do magistério do SOME, pelos 45 anos de implantação da modalidade de ensino, celebrados em 15 de abril de 2025. A deputada também reforçou o pedido ao governador Helder Barbalho para a continuidade do programa, que chegou a correr o risco de ser desativado.
“O SOME é uma política pública essencial, especialmente para as regiões mais remotas do Pará, e tem garantido o acesso à educação de qualidade onde a oferta regular seria inviável por limitações estruturais”, afirmou. 
O deputado Dirceu Ten Caten (PT), líder do partido, também prestou homenagem aos educadores. Autor da lei que instituiu o Dia Estadual dos Profissionais do SOME, comemorado em 15 de abril, o parlamentar destacou que o programa tem promovido inclusão social, desenvolvimento humano e cidadania em comunidades onde o ensino convencional não chega.
Criado em 1980, o SOME é uma política pública estadual idealizada pelo professor Manoel Viegas Moutinho, então presidente da Fundação Educacional do Pará, e implementada pelo governo Alacid Nunes. Reconhecido pelo MEC e pela UNESCO, o programa já foi replicado em outros estados e países em desenvolvimento, consolidando-se como modelo inovador de educação modular.
