Você está em: Portal Alepa / FRTPA / A literatura como instrumento de transformação cultural foi pauta na Rádio Alepa FM no Dia Internacional do Livro Infantil
Notícia FRTPA
A literatura como instrumento de transformação cultural foi pauta na Rádio Alepa FM no Dia Internacional do Livro Infantil
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Angelina Anjos Cavalero- FRTPA - Comunicação

Ano passado, a Alepa lançou o livro 'Fragmentos de uma Vida' de Ronaldo Passarinho e esse olhar para a literatura e valorização dos artistas paraenses vem sendo tratado com atenção na gestão do deputado Chicão (MDB). Outros parlamentares têm sido ativos na matéria, como a deputada Livia Duarte (PSOL), que deu entrada em uma moção nº 1420/2023 solicitando providências acerca da aquisição de livros de literatura infantil e infantojuvenil Afrorreferenciada - produzidos por escritores autodeclarados pretos ou pardos e naturais do Estado do Pará - para o acervo de bibliotecas públicas. Outro destaque é o projeto 94/2025 do deputado Bob Fllay que dispõe sobre a política estadual de incentivo à leitura de livros de autores paraenses nas Escolas do Estado do Pará, que está em tramitação na Casa.
A Alepa também aprovou em 2023 o Projeto de Indicação que destina recursos do Estado para Academias de Letras no Pará.

Na programação especial da Rádio Alepa FM 101.5 sobre o Dia Internacional do Livro Infantil os ouvintes conheceram o escritor paraense Daniel Leite, que falou da sua trajetória, livros publicados e a inspiração da Amazônia para engajar a escrita.
Daniel, que tem 22 livros publicados, 14 de literatura infantojuvenil, foi selecionado em 2007 no Edital de Literatura Infanto-Juvenil da Secretaria de Cultura do Estado do Pará com o livro Casa de Farinha e Outros Mundos. Ele ganhou o Prêmio Carlos Drummond de Andrade e foi finalista do Prêmio Machado de Assis, entre outras honras recebidas pelo seu trabalho literário.

A escritora cearense Fátima Teles também assinou presença na Rádio Alepa FM 101.5. Ela é autora do livro “A Cidade que Veio das Águas”, que narra a lenda do açaí, através do diálogo do curumim com as águas da baía do Guajará. O livro foi ilustrado pelo cartunista paraense Paulo Emmanuel. Fátima recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal de Belém como cidadã de Belém.
E a programação da Rádio Alepa FM seguiu com a entrevista do presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), Jorge Panzera, que falou da importância da editora pública Dalcídio Jurandir, marcada por ações que fortalecem a literatura paraense e faz o resgate de autores históricos, estimula novos talentos e nasceu para fomentar o livro como um instrumento de transformação social e cultural.

Em todo o país, escolas, bibliotecas e instituições culturais promoveram atividades para celebrar a data, como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de criação e feiras de livros. ‘’É uma oportunidade para aproximar ainda mais as crianças do universo literário e reforçar a importância do hábito da leitura desde cedo’’, destacou a coordenadora geral da Fundação Rádio e TV Alepa, Angelina Anjos Cavalero, que enfatizou que a Rádio Alepa FM 101.5 como um produto da Fundação tem o dever de reconhecer essa relevância, abrindo espaço para debates. ‘’A literatura infantil tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, o vocabulário, a empatia e o pensamento crítico. Livros infantis vão muito além do entretenimento: são ferramentas poderosas de aprendizado e formação de valores e o parlamento vem tendo esse olhar e trabalhando em projetos de incentivo’’, disse.
Biblioteca da Alepa
Serviço: O acesso acontece sempre de forma gratuita, porém é necessário que seja agendado. O horário é de 8 às 14 horas.
Dados Históricos - Dia 02 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil, data que assinala-se por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, reconhecido escritor dinamarquês, onde se comemora desde 1967. O seu propósito é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.