Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene lembra a dedicação profissional da médica Amira Figueiras em prol das pessoas com autismo

Notícia

04/04/2025 | 18h58 - Atualizada em 04/04/2025 | 18h57

Sessão Solene lembra a dedicação profissional da médica Amira Figueiras em prol das pessoas com autismo

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A Sessão Solene desta sexta-feira (4) realizada no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) reuniu familiares e amigos da médica e pesquisadora Dra. Amira Figueiras. O cerne da cerimônia foi para lembrar da importância do diagnóstico, ainda na infância, das pessoas com autismo, além de exaltar o legado de vida e da contribuição deixada pela profissional pelos anos de dedicação em prol das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista no estado.  

Presidida pelo deputado Fábio Figueiras (PSB) compuseram a mesa da sessão: Monique Antunes (Monique do Chicão), vereadora do município de Ananindeua; Saulo Figueiras, diretor da Clínica de Desenvolvimento Infantil do espaço Arima; Bárbara Cozzi, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo; Flávia Marçal, superintendente da primeira infância de Belém e da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/PA; e Bruna Pantoja, gerente regional da Associação dos pais, amigos e pessoas com deficiência dos funcionários do Banco do Brasil.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Abrindo os trabalhos da sessão, o deputado Fábio lembrou a importância de conscientizar, cada vez mais, a população sobre o autismo, tão presente e, na maioria dos casos, tratado com discriminação na sociedade. ''Hoje, sem dúvidas, é um dia muito importante para cada um de nós que, diariamente, lutamos para que cada vez mais toda a sociedade busque se conscientizar e entender que o autismo não é, e nunca foi, uma doença. Destaco ainda que o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo vem clamar para que cada cidadão tenha mais empatia e amor, não apenas pelos autistas, mas também, pelos seus familiares, e foi isso que a Dra. Amira tanto lutou em vida e hoje damos continuidade ao seu imenso legado'', afirmou o parlamentar. 

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

A vereadora Monique Antunes lembrou da necessidade de todos os agentes públicos se empenharem a cada dia a fim de garantir que todos os cidadãos tenham acesso a saúde de qualidade e com eficiência. ''Sou mãe atípica, e no tardio diagnóstico das minhas filhas quem me ajudou foi a Dra. Amira através do seu amor e empenho pelo ofício. Em relação aos desafios diante das políticas públicas, sabemos que, com o diagnóstico correto, o número de pessoas com autismo tende a aumentar, e para isso, cabe a nós vereadores, ficarmos atentos, a fim de, garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao atendimento de saúde de qualidade e com a máxima eficiência a que têm direito'', destacou.

''Vejo com muita grandeza o gesto do parlamento estadual dando a devida importância, seja por meio da aprovação dos Projetos de Lei que garantem os direitos de nós autistas, como o de reconhecer em público o trabalho daqueles profissionais que se dedicam a nos ensinar a partir dos fundamentos científicos como foi o caso da professora Dra. Amira. Muito nos orgulha ver que temos uma mulher, uma médica paraense que tem o seu protocolo de avaliação reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Viva o legado e história de vida dessa cidadã'', afirmou a advogada Bárbara Cozzi. 

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Ao final da cerimônia, certificados foram entregues pelo Poder Legislativo do Pará às personalidades presentes em reconhecimento pelo compromisso e apoio prestado em defesa da causa autista no estado do Pará.
 

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Quem foi a médica e pesquisadora acadêmica Amira Figueiras? 

Mestra e Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em desenvolvimento infantil pela UFPA, com mais de 30 anos de experiência profissional, Amira Figueiras deixou um legado com sua marca de sensibilidade e dedicação aos que mais necessitavam de atenção. Ela foi ainda coordenadora do ambulatório de autismo do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e consultora técnica na Área da Criança do Ministério da Saúde. Além disso, ela foi fundadora e coordenadora do Espaço Terapêutico Arima, voltado para crianças e adolescentes com autismo no Estado do Pará. 

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.