Você está em: Portal Alepa / Notícias / Profissionais destacam importância de terapias no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Notícia
Profissionais destacam importância de terapias no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social
“O autismo é um transtorno difuso do desenvolvimento infantil e, por essa razão, ao longo de seu crescimento e desenvolvimento, diversas áreas do corpo humano podem ser comprometidas, como as áreas sensoriais, motora e da comunicação. O terapeuta ocupacional auxilia o paciente com autismo, e, em comunhão com seus familiares, os orienta para que possam atuar de forma contínua, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, e oferecendo o maior grau possível de autonomia e independência”, detalha a profissional.
“Eu costumo dizer que a intervenção terapêutica não se restringe ao consultório. Deve continuar durante o convívio familiar, em casa, na escola, no trabalho. Não existe uma ’receita de bolo’ para a intervenção. Cada pessoa é única e por isso precisa de seu plano terapêutico individualizado”, esclarece Dulciane.
“A fonoaudiologia desempenha um papel fundamental na reabilitação dos pacientes com autismo. Durante o tratamento, proporcionamos inúmeras maneiras para que haja o estabelecimento de uma comunicação eficiente, seja por meio da fala propriamente dita, ou através do suporte alternativo (CAA-Comunicação Alternativa Aumentativa), visto que algumas pessoas podem apresentar necessidades complexas de comunicação (NCC), enquanto outras conseguirão adquirir a fala”, explica Pablicia.
Segundo ela, atuar na área da fonoaudiologia com os pacientes com autismo é transformador. “Para mim, poder contribuir para que haja o pleno restabelecimento da comunicação dos meus pacientes com autismo é, sem dúvidas, muito gratificante. Ao ver, durante o dia a dia, que através do meu trabalho vidas são transformadas, me engrandece enquanto ser humano e profissional”, expressou.
Legislação Estadual
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o projeto de lei (PL) que deu origem à Lei n° 10.745. Sancionada pelo governo do Estado, a proposição, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), institui o Programa Estadual de Atenção e Inclusão "Autista nas Empresas", define seus propósitos e cria o selo de reconhecimento "Empresa Amiga da Pessoa Autista".
Vale lembrar que o autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. O autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª edição. O autismo é classificado em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte:
Autismo nível 1 – pouca necessidade de suporte
Autismo nível 2 – necessidade de suporte moderada
Autismo nível 3 – muita necessidade de suporte
Vamos saber mais sobre a condição? Confira informações abaixo:
O que é?
Como é feito o diagnóstico?
Quais as causas?
Existe tratamento?