Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados parabenizam Poder Executivo pela entrega do primeiro Hospital Público da Mulher

Notícia

12/03/2025 | 15h47 - Atualizada em 12/03/2025 | 15h48

Deputados parabenizam Poder Executivo pela entrega do primeiro Hospital Público da Mulher

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (11), os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) se reuniram no plenário Newton Miranda para a 5ª Reunião Ordinária do ano. No encontro, parlamentares da base governista e de oposição destacaram a entrega do primeiro Hospital Público do Estado com atendimento exclusivo para a mulher, parabenizando a iniciativa do governo.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

O deputado Fábio Figueiras (PSB) ressaltou que o novo hospital é pioneiro no estado ao contar com um posto da Polícia Civil e um totem de autoatendimento para mulheres vítimas de violência. "Há anos as mulheres do Pará clamam por um hospital especializado, que ofereça acolhimento e atendimento mais humanizado. Vale destacar que o hospital oferece um novo serviço, que é o totem de autoatendimento da Polícia Civil para as mulheres vítimas de violência. No local, pode ser feita a ocorrência por meio de um link direto à Delegacia Virtual. O nosso reconhecimento à equipe de segurança pública e ao governo por esse novo instrumento, que oferecerá serviços de saúde e segurança às mulheres na sociedade", destacou.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

O 4º secretário da mesa diretora da Alepa, deputado Coronel Neil (PL), também elogiou a iniciativa do Executivo e afirmou que solicitará uma visita ao hospital para fiscalizar os atendimentos. "Como oposição neste parlamento, irei solicitar junto ao Executivo uma agenda de visita ao novo hospital para fiscalizar e acompanhar como andam os atendimentos. Destaco que, além das críticas enquanto oposição, devemos parabenizar aquilo que é feito para beneficiar a população. Que esse novo hospital possa atender com dignidade e humanidade todas as mulheres paraenses", enfatizou.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

A procuradora especial da mulher na Alepa, deputada Paula Titan (MDB), afirmou que a entrega do hospital é uma conquista histórica. "Como Procuradora da Mulher na Alepa, afirmo com alegria que a entrega do Hospital da Mulher é uma conquista histórica para todas nós, que há tanto tempo esperávamos por esse cuidado e atenção. Tenho certeza de que essa nova estrutura inaugura um novo capítulo na saúde das mulheres do nosso Estado, trazendo mais agilidade e eficiência no diagnóstico e tratamento de doenças que ainda impactam tantas vidas", afirmou.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

Presente na cerimônia de inauguração, a deputada Diana Belo (MDB) destacou a importância do novo hospital para a valorização dos serviços de saúde voltados ao público feminino. "Ter um hospital dedicado à saúde da mulher é de uma sensibilidade imensa do Governo do Estado. Muitas mulheres, quando adoecem, precisam se desdobrar em clínicas e laboratórios diversos, e com o primeiro Hospital da Mulher, tudo pode ser tratado em um só lugar", afirmou.

A deputada Ana Cunha (PSDB), que também é médica, reforçou a relevância do novo equipamento de saúde. "Como médica e parlamentar, sei o quanto a saúde da mulher precisa de uma atenção especial e estruturada. A inauguração do primeiro Hospital da Mulher é um marco histórico para o Pará, garantindo atendimento humanizado e especializado para milhares de mulheres. Este é um grande avanço na promoção da saúde feminina, oferecendo cuidados essenciais em todas as fases da vida. É um compromisso com a dignidade, o bem-estar e o direito de cada mulher a um atendimento de qualidade", disse.

Novo Hospital da Mulher do Pará

O novo Hospital Público da Mulher foi entregue em cerimônia realizada no Dia Internacional da Mulher, com a presença de diversas autoridades estaduais. Localizada na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, no bairro de São Brás, em Belém, a unidade conta com um moderno prédio de 11 andares, 120 leitos — sendo 100 para internação e 20 exclusivos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) —, e atende casos de média e alta complexidade.

null
Crédito: Cássio Matos/ Agência Pará

Serviços e Atendimentos

Para acessar os serviços do Hospital da Mulher, a paciente deve primeiramente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outra unidade de saúde do município ou região. Se houver necessidade de atendimento de maior complexidade, o especialista faz o encaminhamento para a Central de Regulação do Estado (CER) via Sistema Estadual de Regulação (SER), que verifica a disponibilidade de vagas e orienta a paciente ao local adequado.

Crédito: Alex Ribeiro/Agência Pará

Nos primeiros dias de funcionamento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), cerca de 31 mulheres foram atendidas. No setor de Urgência e Emergência, foram registrados 13 atendimentos de pacientes entre 31 e 79 anos. Além disso, foram realizadas 12 mamografias, três internações clínicas e uma internação na UTI. Também houve 80 solicitações para marcação de consultas especializadas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.