Você está em: Portal Alepa / Notícias / Nova turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública tem aula inaugural
Notícia
Nova turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública tem aula inaugural
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social
A aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará, foi realizada na noite desta terça-feira (11/02), no auditório João Batista. Além dos 40 alunos que farão o curso na modalidade presencial, cerca de 100 alunos das Câmaras Municipais no interior do Pará acompanharam a programação transmitida em tempo real pela internet. 
A diretora da FELEPA, professora Betânia Fidalgo, abriu a aula apresentando a equipe de professores, coordenadores e servidores que dão suporte ao curso. “Começar ou dar continuidade a um projeto como esse é um privilégio e uma alegria, por ser um projeto inovador e único em todos os legislativos do Brasil, por termos o primeiro curso de graduação do próprio legislativo”, disse.
Ao dar as boas-vindas aos novos acadêmicos, Betânia ressaltou a importância da participação deles na vida profissional e pessoal. “Cada um de vocês vai ter um caminho diferente, próprio, mas terá um norte em comum, que é o aprendizado que será proporcionado nesse curso”, avaliou. “A sociedade espera que nossos alunos, da Alepa e das Câmaras Municipais, possam entregar um trabalho melhor na gestão pública.” 
A professora Gisela Sequeira relembrou a primeira aula, da primeira turma, realizada no dia 23 de novembro de 2022, no auditório do Ministério Público. “É uma honra dar continuidade a esse projeto, que desde o início tem se mostrado inesquecível. É uma grata satisfação começar com essa nova turma”, declarou. 
A aula inaugural foi ministrada pelo professor Jefferson Bacelar, que falou sobre a relação entre a gestão pública e as expectativas para a COP 30, que acontecerá em Belém. 
A Câmara Municipal de São Miguel do Guamá inscreveu quatro vereadores no curso. A vereadora Maria José Lima, de São Miguel do Guamá, comemorou o início do curso. “Havia apenas uma vaga destinada à Câmara de São Miguel, mas eu e outros vereadores viemos à Alepa e pedimos que mais pessoas tivessem a oportunidade de estudar e agora estamos aqui, somos quatro vereadores estudando e ainda terá mais uma vaga para ser preenchida”, explicou. “Sou assistente social, mas sempre sonhei fazer um curso de gestão pública por ter ocupado vários cargos públicos na minha trajetória profissional. Essa oportunidade é incrível. Já temos dois servidores que participaram da primeira turma e estão se formando”, destacou a vereadora.
Curso - Associado ao papel de administrar o serviço público, que é regido por leis específicas em benefício de uma coletividade, o curso de "Tecnologia em Gestão Pública" possui técnicas para coordenar órgãos ou setores da administração pública, nos quais assumem a responsabilidade no uso de mecanismos públicos. A Gestão Pública elabora resultados com meios políticos para solucionar seus desafios. O objetivo do Poder Legislativo, ao oferecer um curso superior, é qualificar o trabalho do servidor público, garantindo transparência e eficácia.
Ao final do curso, o graduando receberá o diploma em Tecnólogo em Gestão Pública. A modalidade será presencial para os servidores da Alepa e a distância para os servidores das câmaras municipais, com carga horária total do curso de 1600 horas e duração de quatro semestres, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30.
O curso 'Tecnologia em Gestão Pública' tem suas ementas voltadas para o Legislativo. O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, uma prerrogativa da Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. A graduação da Escola do Legislativo terá todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.
