Você está em: Portal Alepa / FRTPA / 27ª Conferência Nacional da Unale encerra os trabalhos com eleição da nova diretoria e comitiva paraense da Alepa chega nutrida de conhecimento do evento
Notícia FRTPA
27ª Conferência Nacional da Unale encerra os trabalhos com eleição da nova diretoria e comitiva paraense da Alepa chega nutrida de conhecimento do evento
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

A 27ª Conferência Nacional da Unale encerrou os trabalhos com a eleição da nova diretoria, sendo eleita a deputada Tia Ju (RJ) para presidir a entidade. Para os deputados do Pará o evento trouxe lucidez aos desafios a serem e enfrentados na área da educação, buscando aproximar o parlamento da comunidade. O deputado Dirceu Ten Caten (PT) participou da Assembleia Geral Ordinária da Unale e de vários eventos simutanêos.
O painel ‘’O Papel do Legislativo na Transformação Educacional’’ foi um dos destaques na Conferência, que teve no cardápio personalidades ícones do tema central, como o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, defensor da implantação de um Sistema Único de Educação.
O ex-ministro desafiou os parlamentares a promoverem a diferença nesse campo. “Vocês fazem parte da categoria que pode fazer isso. São os políticos que podem lutar pela criação de um sistema que funcione bem para todos’’, disse.
Os deputados paraenses presentes no evento se nutriram de informações e prometeram trazer esse debate para Casa de Leis, injetando mais energia no tema, que já é uma das marcas da gestão do presidente da Alepa, deputado Chicão(MDB), que desde quando assumiu vem dando incentivo, apoiando projetos que tem feito a diferença na qualidade do ensino público paraense.
O estado do Pará tem 9.643 escolas, com cerca de 500 mil estudantes e 40 mil profissionais da educação. Em 2023, o Ideb do Pará subiu de 4 para 4,3.
A reestruturação organizacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi um dos projetos aprovados na Alepa.
O deputado Eraldo Pimenta(MDB) lembra que o Pará é um dos estados que mais se preocupa com a educação, tendo o segundo melhor salário no Brasil, perdendo apenas para o Estado do Mato Grosso do Sul.
A Comissão de Educação da Alepa vem marcando presença com forte atuação no fortalecimento da política de ensino e valorização dos profissionais envolvidos no processo do saber.
Para o deputado Fábio Figueiras(PSB) o Pará já avançou muito, todavia precisa trabalhar mais na educação inclusiva, que é uma das bandeiras do parlamentar na Casa. E vale lembrar que a Alepa também aprovou o projeto que altera a Lei Estadual nº 7.442, de 2 de julho de 2010, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará, uma forma de valorização profissional.
A educação é bandeira de muitos deputados na Alepa e esse tema é habitual na rotina do parlamento, onde os parlamentares se revezam com proposições visando atender todas as reivindicações vindas dos vários cantos do Pará.
O conteúdo exposto na 27ª Conferência Nacional da Unale vai aquecer a Casa Legislativa paraense com novos projetos promissores a partir de 2025.
A coordenadora geral da Fundação Rádio e TV da Alepa, Angelina Anjos Cavalero, fez um balanço do aprendizado, destacando o evento como um suprimento importante para o parlamento paraense. ‘’Com certeza saímos daqui com uma bagagem de conhecimento que será repassado e contribuirá para o crescimento das nossas bases políticas não apenas sobre o tema central educação, mas em todos os segmentos’’, destacou.
Sindalepa presente no evento da Fenale
Durante a Conferência o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Sindalepa) - representados por Walter José dos Santos Pinheiro, Eliana de Almeida Cruz, Elissandra Sussuarana e José Alberto Sidrim-, participou do 50° Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) – entidade que reúne os sindicatos e associações de assembleias legislativas do Brasil e do Poder Legislativo federal.
Durante a reunião, as entidades sindicais trocaram experiências e ideias sobre a defesa dos direitos dos servidores públicos dos poderes legislativos.
Uma das marcas da gestão do presidente da Alepa, deputado Chicão, é a valorização do servidor. Vários projetos foram aprovados no seu mandato e hoje os servidores tem um ambiente harmonioso, totalmente reformado e uma remuneração justa. Em junho de 2023, a Alepa aprovou um projeto de lei que readequou os salários iniciais dos servidores públicos que estavam abaixo do salário mínimo.
Alepa participa do Encontro de Taquigrafia
A Alepa, representada pela chefe da Taquigrafia da Casa, Tricia Gonçalves, participou do encontro da União Nacional de Taquígrafos (Unataq) que reuniu, em um dos auditórios do Centro de Convenções Expo Mag, profissionais da taquigrafia de vários estados do país para debater as atribuições e limites do taquígrafo nas notas taquigráficas.
Entre as pautas a importância e o impacto da implementação de um manual de procedimentos para melhorar o trabalho da taquigrafia no Legislativo, padronizando os serviços realizados dentro do setor.
O impacto da Inteligência Artificial no dia a dia do setor foi também um dos destaques com defesa da IA para auxiliar os trabalhos e não para substituir.
Alepa participa da 4ª Reunião do Colegiado de Procuradores-Gerais das Casas Legislativas na 27ª Conferência Nacional
A Procuradoria da Alepa, representada pela procuradora Naná Guimarães, participou da 4ª Reunião do Colegiado de Procuradores-Gerais das Casas Legislativas, que aconteceu durante a 27ª Conferência Nacional da Unale.
Matérias como a consolidação do texto da PEC de ampliação das prerrogativas dos Parlamentos Estaduais, Emendas Impositivas, encerramento dos trabalhos de 2024 e agendamento e aprovação do calendário de reuniões do ano de 2025 fizeram parte da pauta.
Para a procuradora da Alepa Naná Guimarães a experiência foi importante e necessária para adicionar conhecimento ao trabalho executado na Casa de Leis paraense.
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.