Você está em: Portal Alepa / Deputados /Rogério Barra / Deputado Rogério Barra participa de audiência pública sobre o fim da moratória da soja
Notícia do deputado Rogério Barra
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
03/12/2024 | 17h02 - Atualizada em 03/12/2024 | 17h00Deputado Rogério Barra participa de audiência pública sobre o fim da moratória da soja
Reportagem: D Pereira
Edição: D Pereira
“A questão da moratória da soja é um assunto que já foi amplamente debatido, aqui, na ALEPA. Estamos diante de uma barreira comercial, travestida de barreira ambiental, que tem o único objetivo de rebaixar o trabalho dos produtores paraenses e formar um cartel que assuma o controle tanto da produção, quanto da venda da soja lá pra fora. A gente precisa começar a reagir contra essa e outras manobras contra o setor produtivo brasileiro” - disse o Deputado Rogério Barra.
A moratória tem o objetivo de assegurar que a soja produzida na Amazônia e comercializada pelos seus produtores esteja livre de desmatamentos ocorridos após 22 de julho de 2008, mesmo em áreas cuja abertura foi legalizada pelo Código Florestal.
O presidente da Pró-Soja, Wanderley Ataíde, avaliou os prejuízos enfrentados pelo setor produtivo e pelo estado do Pará devido às restrições impostas pela moratória. “O Pará é um estado rico em recursos naturais, mas enfrenta desafios econômicos. Não podemos aceitar essas restrições em uma terra tão fértil, que pode produzir de tudo. São os produtores os principais prejudicados pela moratória da soja, incluindo aqueles que têm áreas legalmente desmatadas”, afirmou.
AGENDA POSITIVA PARA O SETOR PRODUTIVO
Entre os pontos debatidos durante a audiência na ALEPA, destaque para a necessidade do aumento do número de parlamentares que sejam defensores do agronegócio e que possam defender a classe dos produtores paraenses, evitando que ferramentas como a moratória da soja, causem prejuízos e outros transtornos para o setor.
“A gente precisa avançar na agenda positiva para o setor produtivo do Pará. É preciso que os produtores se organizem para que o parlamento estadual tenha mais deputados que possam trabalhar em defesa dos interesses e dos direitos dos próprios produtores” - afirma Rogério Barra.
A importância do agronegócio para a economia, também foi outro ponto importante debatido durante a audiência. “Vou plantar, aqui, uma semente de união pelo setor produtivo, porque é um setor responsável por carregar nas costas o PIB do nosso país, principalmente quando a gente estava quebrado nos governos de Lula e de Dilma. O mesmo acontece agora, com Lula, novamente, empurrando ladeira abaixo a nossa economia. É hora de reagir contra aqueles que se posicionam contra o nosso setor produtivo” - finaliza Rogério.