Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa destaca a Amazônia em debates globais durante a COP 29 no Azerbaijão

Notícia

29/11/2024 | 12h33 - Atualizada em 29/11/2024 | 12h34

Alepa destaca a Amazônia em debates globais durante a COP 29 no Azerbaijão

Reportagem: Rosa Alexandre- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social


A participação da comitiva de deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024, foi marcada por relevantes contribuições sobre a Amazônia e seu papel nas discussões climáticas globais.

Segundo o deputado Lu Ogawa (PP), presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP30, o Pará apresentou projetos estratégicos, como a recuperação de 10 mil hectares na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, com potencial para sequestrar quatro milhões de toneladas de carbono e gerar dois mil empregos diretos. Além disso, a primeira negociação de R$ 1 bilhão em créditos de carbono por meio do sistema REDD+ posicionou o estado como exemplo global de integração entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, beneficiando diretamente comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.

Durante o evento, os parlamentares do Pará destacaram a potencialidade da região amazônica, com foco especial no Pará. A deputada Maria do Carmo (PT) falou sobre como foi essa experiência e de que forma ela contribuirá na realização da COP 30, na Cidade das Mangueiras. 

“A Assembleia Legislativa teve uma mesa que apresentou um documentário sobre mudanças climáticas e suas consequências na Região Oeste do Pará e nos seus rios. Nós repercutimos as grandes secas. Isso significa grandes períodos de estiagem, porque mudou a época de chuva. Em Santarém e em Belém já era para estar chovendo, mas como não chove, as consequências são graves na saúde, na alimentação, na nossa agricultura familiar, na nossa comida, nos nossos peixes e tudo mais”, frisou.

O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), que conduziu a comitiva dos deputados em Baku, reforça a importância do parlamento para a preservação do meio ambiente amazônico. “A participação do Pará na COP 29 foi um marco porque destacou a importância da Amazônia nas discussões globais sobre mudanças climáticas. Os debates e parcerias que firmamos reforçam o nosso compromisso em promover um desenvolvimento sustentável que preserve nossa floresta e beneficie as comunidades que nela vivem. Saímos mais fortalecidos com metas claras e com a certeza de que a Amazônia é um motor de progresso para o Pará e para o Brasil” , destacou.

Essa preocupação do deputado Chicão com a questão ambiental amazônica se justifica, pois, como ele mesmo afirmou, a Amazônia é o nosso legado, a nossa responsabilidade, e ela representa a essência do que somos. "Alepa está empenhada em honrar esse compromisso, buscando soluções e políticas que protejam a nossa floresta, que respeitem os povos tradicionais e que assegurem a nossa biodiversidade seja preservada para futuras gerações”, reforçou Chicão.

A realização anual da COP é um evento importante porque cria um espaço para que os países possam discutir as mudanças climáticas que afetam o planeta.  A COP foi criada durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), durante a Cúpula da Terra de 1992, no Rio de Janeiro. A realização da primeira COP foi em Berlim, na Alemanha no período de 28/03 a 07/04/1995.

A próxima COP será realizada em Belém do Pará, no período de 10 a 21 de novembro de 2025. Para a COP 30, o Governo do Estado tem realizado obras em diversas áreas para preparar a Cidade das Mangueiras que vai receber cerca de 60 mil participantes.

O deputado Lu Ogawa destacou o papel central da Alepa na preparação para a COP 30. A Casa de Leis tem trabalhado para aprovar legislações que incentivem investimentos em transporte público de baixo carbono, energia renovável e infraestrutura sustentável, além de fortalecer parcerias internacionais. "Nosso compromisso é transformar a COP 30 em um marco histórico para a Amazônia e para o Pará, promovendo uma economia verde inclusiva e garantindo que os benefícios cheguem à nossa população", afirmou Ogawa. O parlamentar reforçou que a COP 30 será uma oportunidade de consolidar a Amazônia como centro das discussões globais sobre o clima, unindo lideranças indígenas, sociedade civil e setor privado em prol de soluções inovadoras e duradouras.

Gabinete Militar - A comitiva da Alepa contou com o suporte do Gabinete Militar da Casa de Leis, representado pelo Coronel Paranhos e pelo Capitão Michel Farah. O aparato de segurança garantiu o êxito da missão oficial durante o evento.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.