As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
Na Assembleia Legislativa do Pará, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável, foi aprovado o requerimento de autoria do Deputado Estadual Rogério Barra (PL), que convoca o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão; e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QONM Jayme de Aviz Benjó; para prestarem esclarecimentos sobre as queimadas e a fumaça que toma conta de várias regiões do estado do Pará.
“Nosso objetivo é identificar se há um plano de ação contra esses problemas, que têm causado diversos transtornos para a população paraense, comprometendo a saúde respiratória das pessoas e provocando a morte de animais da Amazônia” - explica Deputado Rogério Barra.
Santarém, Breves, Marabá e Moju são algumas das cidades mais afetadas com os incêndios e com a fumaça. A população dessas regiões tem sofrido com doenças respiratórias e outros problemas causados pela fumaça e pelos incêndios.
CAMPEÃO DE INCÊNDIOS
Dados do MapBiomas, que é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, o estado do Pará é o responsável por 42% dos incêndios na floresta Amazônica. Entre janeiro e outubro de 2024, foram aproximadamente 2,8 milhões de hectares queimados. O fogo destruiu dez vezes mais que o desmatamento.
“Ano que vem vamos ter a COP30 em Belém e essa questão das queimadas tem sido ignorada pelo Governador Helder Barbalho, que prefere investir na política do pão e circo, promovendo mega eventos, do que resolvendo os problemas que tanto afetam a população paraense” - finaliza Rogério Barra.