Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / ALEPA celebra 200 anos de relação diplomática Brasil - Estados Unidos em Sessão Solene

Notícia

11/11/2024 | 19h42 - Atualizada em 11/11/2024 | 19h43

ALEPA celebra 200 anos de relação diplomática Brasil - Estados Unidos em Sessão Solene

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social

A sessão solene em homenagem aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos da América aconteceu nesta segunda-feira (11/11), no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará. A parceria e os laços diplomáticos entre os dois países permitiram o desenvolvimento de duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo.

Na abertura, o deputado Fábio Freitas, autor do requerimento da sessão, destacou a importância do relacionamento entre os países e reafirmou a necessidade de continuidade na parceria de trabalho construída ao longo de dois séculos.

“Este é um momento estratégico para fortalecer as relações comerciais, uma parceria que tem gerado importantes avanços para os dois países”, avaliou o deputado Fábio Freitas.

Ele citou dados do PIB brasileiro e do Pará. Em 2024, foram gerados mais de 10 bilhões de reais em exportações, com 981 produtos comercializados entre Brasil e EUA. “Isso representa um crescimento de 4,5% na balança comercial em comparação com 2023, com destaque para os 400 milhões de dólares oriundos de produtos paraenses, que fizeram a diferença”, comemorou o deputado.

O parlamentar também mencionou a proposta de criação da Zona Franca do Marajó, que é considerada uma possibilidade de transformar-se em um grande polo de desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida de milhares de paraenses que hoje vivem em uma região com o pior índice de desenvolvimento humano do estado.

Ovídio Antônio Amazonas, diretor regional da Câmara Texana de Comércio no Brasil, recordou momentos da história do Pará em que a proximidade com os EUA foi relevante, como o surgimento do município de Fordlândia, fruto de investimentos feitos pela Ford no interior do estado. “É essencial lembrar que esses 200 anos se tornam mais relevantes ao destacarmos pessoas na história que acreditaram na potência desse estado”, afirmou.

Para Max Paul, presidente da Câmara Texana de Comércio, a relação histórica entre os dois países reflete-se na atualidade. “A América, assim como o Brasil, é aberta a novos negócios. As relações diplomáticas são o reconhecimento de uma nação, de um povo, e devemos comemorar o bicentenário, pois Brasil e EUA – Pará e Texas – possuem uma longa história de amizade e cooperação”, avaliou.

Na ocasião, Max Paul entregou ao deputado Fábio Freitas a comenda “Primo Inter Pares”, que significa "primeiro entre iguais".

O secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, ressaltou a importância das relações diplomáticas e comerciais como instrumentos de justiça social. “Um dos pilares da justiça social é o trabalho, o empreendedorismo, o cooperativismo. E para isso, é fundamental ter parcerias sólidas como as que unem o Brasil e a América”, concluiu.

História – As duas nações iniciaram suas relações diplomáticas formais em 1824, após o reconhecimento da independência do Brasil pelos Estados Unidos, ocorrido em 1822. Desde então, foi desenvolvida uma relação que evoluiu em diferentes frentes, incluindo comércio, diplomacia, pesquisa, cultura, desenvolvimento científico e cooperação militar. Mais recentemente, os países mantêm parcerias em áreas como energia, tecnologia e meio ambiente, além de serem as duas economias de maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente americano.

Nesse contexto cultural e político, destaca-se a histórica relação estabelecida com base no respeito mútuo, na cooperação e no diálogo aberto e honesto.