Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza primeira Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista

Notícia

31/10/2024 | 15h43 - Atualizada em 31/10/2024 | 17h14

Alepa realiza primeira Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), a primeira Sessão Solene alusiva ao “Dia Nacional do Cerimonialista”, celebrado no último dia 29 de outubro. A solenidade atendeu à solicitação do deputado Erick Monteiro (PSDB) e ocorreu no auditório João Batista.

Para o autor da sessão, a celebração é necessária, uma vez que os cerimonialistas fazem a interlocução entre os promotores de um evento e seu público, garantindo um melhor entendimento do que está sendo realizado. 

“O trabalho do cerimonialista é muito importante. É quem organiza e projeta as ações que vão ocorrer em uma determinada cerimônia. Os cerimonialistas chamam a atenção pela maneira que conduzem a solenidade e são eles quem normalmente procuro quando chego em eventos”, declarou o deputado Erick Monteiro. “Aos cerimonialistas das entidades governamentais e privadas, em especial à equipe de cerimonial da Alepa, ficam aqui os meus parabéns pela forma como conduzem os trabalhos para o bom andamento de cada evento”, finalizou.

Jorge Costa, confrade fundador da Confraria de Cerimonialistas do Pará, agradeceu a homenagem recebida do Poder Legislativo. “A celebração deste momento é uma oportunidade maravilhosa. Agradeço ao deputado Erick Monteiro, à sua equipe e a todos que ajudaram na celebração desta solenidade”, disse.

“Batalhamos por essa celebração há cinco anos. Obrigada pela paciência, confrades e confreiras, nós conseguimos. Não posso deixar passar os senhores e senhoras do governo do estado, hoje sob a gestão de Patríccia Heitmann, diretora de cerimonial que executa muito bem o seu trabalho, juntamente com a sua equipe. A todos, o meu muito obrigado. Vencemos e continuaremos a vencer. Temos amor pelo nosso trabalho, pelo cerimonial”, reiterou Jorge.

Homenagens
Há 32 anos atuando com o cerimonial público, Silvio Fernandes integra a equipe de cerimonial do governo do estado. “É um prazer receber essa homenagem, sou de uma profissão que já existe há muitos anos e que está sendo reconhecida agora. Só tenho a agradecer ao parlamento pela celebração do Dia Nacional dos Cerimonialistas. São os cerimonialistas que agem de fato na organização de um evento, seja público ou privado. É um prazer trabalhar na área e não me vejo fora da profissão”, afirmou.

Silvio foi um dos 45 cerimonialistas com atuação em território paraense e brasileiro homenageados na solenidade. Todos receberam o Certificado de Homenagem Especial em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. As personalidades indicadas integram a Confraria de Cerimonialistas do Pará e do Brasil. Mas servidores que atuam no cerimonial da Alepa, no governo do estado e em prefeituras municipais, entre outros órgãos e entidades, também receberam a condecoração. 

“Quero parabenizar o Jorge Costa, pela coragem de, há alguns anos, iniciar a Confraria. Sei que foi criada para que nós passássemos a ter a consciência de que o cerimonialista deve ser mais valorizado. A gente abre mão de muitas coisas em nossas vidas, deixamos de participar dos nossos próprios eventos familiares e tudo isso é para entregar o melhor evento, algo que ficará para a história de alguém. É isso que nos move, falar de um fato memorável através de um evento. Obrigada e parabéns a todos”, disse Kátia Corrêa, cerimonialista.

Ivanilde Menezes Feitosa, servidora efetiva da Alepa, trabalha há 40 anos no cerimonial da Casa. Em nome da equipe, ela recebeu a homenagem pela atuação e dedicação no trabalho realizado. 

A solenidade contou ainda com a presença de José Feio, chefe de cerimonial da Defensoria Pública do Estado do Pará; Adriana Lobato, membro da Confraria de Cerimonialistas do Pará; além de Lucienne Bandeira, chefe do cerimonial do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

Legislação
No Brasil, as normas do Cerimonial Público da República Federativa do Brasil e Ordem Geral de Precedência foram impostas pelo Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972. As medidas consagram os costumes que decorrem da evolução do cerimonial brasileiro. 

Já a Lei nº 12.092, de 16 de novembro de 2009, institui o Dia 29 de outubro como Dia Nacional do Cerimonialista. Essa data foi escolhida tendo como base a data de criação do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo - CNCP Brasil, 29 de outubro de 1993.