Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Solene para entrega da Comenda de Honra ao Mérito Educação

Notícia

21/10/2024 | 15h18 - Atualizada em 21/10/2024 | 15h28

Alepa realiza Sessão Solene para entrega da Comenda de Honra ao Mérito Educação

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), uma Sessão Solene para a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Educação. A homenagem foi instituída por meio da Resolução nº 03, de 4 de setembro de 2018 e é direcionada aos educadores do Pará.

A solenidade segue Regimento Interno do Poder Legislativo Estadual e teve como proponente o deputado Dirceu Ten Caten (PT), que estava acompanhado dos parlamentares: Lívia Duarte (PSOL), Eliel Faustino (UB) e Lu Ogawa (PP), além de Beto Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp/PA).

“Essa comenda foi criada há cinco anos pela nossa bancada. A entrega faz alusão ao Dia dos Professores, celebrado no último dia 15 de outubro, e já faz parte do calendário anual da Assembleia Legislativa”, disse o deputado Dirceu Tem Caten. “A homenagem é justa às personalidades que ajudam a promover uma educação de qualidade no Pará. Mais uma vez o Parlamento Estadual cumpre com o seu papel na valorização da educação como fator de transformação da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Na ocasião, os homenageados receberam a Medalha de Mérito Educacional Professor Benedito Nunes, instituída pela Resolução nº 04, de 17 de abril de 2013. Para a deputada Lívia Duarte, uma das mais importantes da Casa. “Na minha opinião é a mais relevante da Alepa. Versa sobre educação e sobre Benedito Nunes, um dos maiores educadores do Brasil e um dos grandes filósofos da América Latina. É uma honra imensa poder realizar essa sessão e dizer que a educação precisa seguir com boa energia e com um estado revolucionário. Parabéns a todos”, declarou.

Em nome dos agraciados, falou o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leopoldo Santana. O docente afirmou que, além da homenagem, os educadores precisam ter seu trabalho mais valorizado e que a escola pública seja popular e inclusiva. “A educação só anda e cresce quando os professores estão à frente de seus direitos”, destacou.

Treze pessoas foram homenageadas com a entrega da Medalha de Mérito Educacional Professor Benedito Nunes.

Sobre Benedito Nunes

O filósofo e escritor brasileiro Benedito José Viana da Costa Nunes, mais conhecido como Benedito Nunes, nasceu no dia 21 de novembro de 1929, em Belém. Fruto da união entre Maria de Belém e Benedito Nunes, ele ingressou no universo da leitura aos quatro anos, aprendendo a decifrar as primeiras letras na Escola Sagrado Coração de Jesus e na sua própria residência, localizada na avenida Gentil Bittencourt, situada então na região periférica da capital paraense.

Benedito Nunes cresceu ao lado de seus melhores amigos, os livros. A princípio, dividia a amizade com as habituais brincadeiras de menino. Depois, com os estudos secundários e, quando jovem, com a Faculdade de Direito. Sua vida foi incessantemente dedicada à filosofia e à literatura.

Desde os anos 50, passou a atuar na Universidade Federal do Pará como professor titular do curso de Filosofia. Em outras universidades brasileiras, francesas e norte-americanas, o escritor também dava aulas no campo da literatura.

Benedito Nunes foi um dos criadores da Faculdade de Filosofia do Pará e cursou mestrado na Sorbonne, em Paris, tendo a honra de ser aluno de mestres como Merleau-Ponty e Paul Ricoeur. Sua carreira intelectual não impediu que ele se aventurasse também no campo do teatro, fundando, ao lado de sua esposa Maria Sylvia Nunes e da cunhada Angelita Silva, o Norte Teatro-Escola, depois assumido pela UFPA.

Benedito Nunes foi uma das figuras mais importantes da filosofia amazônida.