Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA /Notícias FRTPA / Especial Círio 2024: a história das velas no Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Notícia FRTPA

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.

13/10/2024 | 01h14 - Atualizada em 13/10/2024 | 01h31

Especial Círio 2024: a história das velas no Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

As velas simbolizam a luz, o espírito e o calor da vida e é um importante ícone do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e está inserida historicamente, uma vez que a palavra "círio" vem do latim Cereus, que significa "vela grande".

 

Durante a trajetória do Círio foram agregados uma série de signos que representam a fé dos milhões de romeiros que acompanham a procissão e a vela é um deles, pois o fogo da vela representa a grande fonte de energia que transforma e revigora todas as matérias existentes no universo e essa força foi sentida no dia 12 de outubro (sábado) quando as velas ganharam espaço na Trasladação - também conhecida como procissão de luz- , que levou mais de  1,5 milhões de pessoas às ruas de Belém para acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré num percurso de 3,6 quilômetros.


No século XVIII a procissão era realizada à noite e os fiéis usavam velas para se orientar. Elas serviam de oferta dos devotos à santa e por isso acabaram por batizar a celebração com o nome de Círio.

Feitas de cera, as velas se mutam e ganham formas de partes do corpo humano ou no padrão original, mas em dimensões extraordinárias. Elas são consideradas também símbolos de fé e usadas tradicionalmente pelos promesseiros.

No centro da cidade é comum ver barracas de venda de velas em diversas modalidades, que chamam atenção dos turistas e nativos.

As velas são levadas na procissão pelos fiéis como forma de agradecer a Nossa Senhora de Nazaré por uma graça alcançada.

No cortejo pelo centro da capital elas se destacam na multidão, com multicores e formatos inusitados. Algumas pessoas enfeitam de fitas e fazem até caras e bocas fazendo a cera moldada ganhar vida.

As vendas de itens de cera crescem muito no período que antecede a grande festa. O preço da vela varia de 10 a 25 reais e são usadas pelos fiéis em todas as procissões que participam. 

A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é um Patrimônio Imaterial da Humanidade, de acordo com o Iphan.  Este ano, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará(Alepa) aprovou o  Projeto de Lei nº 654/2023, de autoria do presidente da Casa, deputado Chicão, que reconhece o evento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará.

 

A vela no círio tem vários significados:

Cristo ressuscitado - A vela do círio representa Cristo ressuscitado, a verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo.

Fogo do deserto - O fogo do círio representa o fogo que conduziu o povo israelense através do deserto.

Chagas de Cristo - Na vela são cravados 5 grãos de incensos que simbolizam as chagas no corpo de Cristo.

Alfa e ômega - Ao centro da vela estão representadas a primeira e a última letra do alfabeto grego (alfa e ômega), mostrando que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.

Luz de Cristo - O círio pascal é aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, até a tarde do domingo de Pentecostes.