Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Tradicional procissão pela Cidade Velha, seguida de Santa Missa, marcam 27° edição do Círio da Alepa

Notícia

10/10/2024 | 16h58 - Atualizada em 10/10/2024 | 17h11

Tradicional procissão pela Cidade Velha, seguida de Santa Missa, marcam 27° edição do Círio da Alepa

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Crédito: Ozéas Santos - AID - Comunicação Social
Da porta de suas casas, moradores, comerciantes e aqueles que transitavam pelas ruas estreitas do bairro da Cidade Velha, no centro histórico de Belém, pararam um instante para estender as mãos em direção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nesta quinta-feira (10). Junto a servidores, os devotos participaram emocionados da tradicional procissão que marcou o início da 27° edição do Círio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Após a saída da Igreja da Sé, localizada na praça Frei Caetano Brandão, acompanhados da banda do Corpo de Bombeiros do Pará, os servidores percorreram as ruas Dr. Assis, Travessa Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, até a rua do Aveiro, em direção ao Palácio Cabanagem, onde fica localizada a sede do Poder Legislativo Estadual.

Crédito: Ozéas Santos - AID - Comunicação Social
Excepcionalmente esse ano, a tradicional missa aconteceu no Hall do primeiro andar da Alepa e foi presidida pela primeira vez pelo padre Leonardo Monteiro, coordenador da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Belém e responsável pela Paróquia Ascensão do Senhor. Ao final da celebração, o sacerdote lembrou do tema do Círio, "Perseverar na oração com Maria, mãe de Jesus", e da importância da oração na vida de todos os fiéis.

''Os meus sinceros votos é que o Círio deste ano nos ensine a rezar ainda mais. Temos o exemplo de Maria, mulher portadora de um coração humilde e que acolheu o menino Deus e soube fazer as orações de forma perfeita. Num mundo tomado pelas guerras, onde o estado de violência e as constantes desavenças entre os seres humanos têm tomado espaço na sociedade, que este Círio de Nazaré toque os nossos corações e entremos em uma corrente de fé e de oração com as nossas famílias, e que o amor prevaleça entre cada um de nós '', disse o sacerdote.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
"Que a nossa fé esteja sempre fortalecida e que possamos seguir em oração, pois como lembro, esse é o nosso combustível fundamental. Por mais um ano, todos nós que fazemos parte da Alepa, temos a honra de receber a presença viva da nossa mãe de Nazaré e poder vivenciar em Belém uma das maiores e mais lindas celebrações religiosas do mundo. É um imenso privilégio para cada um de nós. Desejo meus sinceros votos de um feliz e abençoado Círio a todos os paraenses. Que seja um momento de união e de renovação da nossa fé em Maria e no seu filho Jesus", disse o deputado Coronel Neil.

Por sua vez, a deputada Andréia Xarão pediu a intercessão de Nossa Senhora para os todos os lares paraenses, em especial para os adoentados que encontram-se internados nos hospitais, para que possam ter a saúde restabelecida sob as bênçãos da padroeira da Amazônia.

"Viver para sentirmos a presença viva de Nossa Senhora de Nazaré com o seu filho Jesus no colo renova, sem sombra de dúvidas, as nossas vidas e fortalece ainda mais a nossa fé e a nossa esperança. Que a Virgem de Nazaré continue abençoando as famílias paraenses, em especial àquelas que estejam com sua saúde debilitada, nos hospitais ou em casa, buscando pela cura de alguma doença. Que Deus interceda e possibilite o restabelecimento do corpo e da alma, e preencha de paz os corações de cada cristão", expressou a deputada.

Bastante emocionada aguardando a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Izabelle Fonseca, servidora da Alepa, falou do significado do Círio para o povo paraense e da significância da fé na vida de cada cristão.

''O Círio é uma renovação diária de amor e de esperança na minha vida e com certeza para cada um de nós. Todos os dias ao despertar, eu vivo o Círio dentro de mim quando de joelhos agradeço a Deus pelos milagres concedidos na minha vida, pelas oportunidades que surgem e também pelos desafios, pois por meio deles temos o real significado da fé e da presença de Cristo. Que todos os paraenses tenham um santo e abençoado Círio sob as bênçãos e proteção da nossa mãe Maria, mãe de Jesus'', disse.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.