Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Especial em homenagem aos 220 anos do Colégio Gentil Bittencourt
Notícia
Alepa realiza Sessão Especial em homenagem aos 220 anos do Colégio Gentil Bittencourt
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) iniciou os trabalhos legislativo no mês de setembro com uma Sessão Especial em homenagem aos 220 anos do Colégio Gentil Bittencourt. A celebração ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), no auditório João Batista, e atendeu solicitação do deputado coronel Neil (PL).
O colégio Gentil Bittencourt, inicialmente chamado Colégio Nossa Senhora do Amparo, é uma instituição de ensino particular brasileira, fundada em 1804, no bairro de Nazaré. Surgiu como asilo e tornou-se Escola Normal em 1874. É uma das instituições educacionais mais antigas do país em funcionamento. Ao iniciar a sessão, foi feita uma oração pelo capelão Padre Jair Soares.
Para o autor da solenidade, deputado coronel Neil, "celebrar os 220 da instituição educacional representa falar de uma história de vida, da história do Pará. É de lá que damos início ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Trasladação saí do Colégio Gentil Bitencourt. Aprendi com a Escola valores que trago para a vida até os dias de hoje, estudei em escola de freira e sou grato a Deus por toda educação, princípios e legalidade. Sou grato à minha formação". Ao final da sua fala, o parlamentar parabenizou a instituição de ensino religioso. "Parabéns ao corpo pedagógico da escola, e aos alunos que recebem uma educação de qualidade, finalizou.
Ival Rabelo, diretor pedagógico da escola, agradeceu a homenagem. “Somos felizes pela celebração dos 220 anos do colégio nesta Casa de Leis. Minha saudação especial aos alunos e ex-alunos, aos colaboradores que me ajudam a fazer a gestão escolar da instituição. É com imenso orgulho e profunda gratidão que estamos, hoje aqui, celebrando mais de dois centenários de uma história dedicada à educação e ao desenvolvimento humano do Pará”.Ainda segundo Ival, o Colégio Gentil Bittencourt é exemplo de compromisso integral aos nossos alunos. “A educação do Gentil vai além da excelência acadêmica. Possui formação para desenvolver mentes críticas, corações generosos e mãos prontas para servir, como bem ensina o Papa Francisco. Meus agradecimentos à Alepa, em especial ao deputado coronel Neil pela celebração”.
A celebração contou com três apresentações, dentre elas um desfile de alunos com diferentes uniformes dos anos de: 1906, 1921, 1947 e 1972. Irmã Custódia, de 90 anos, integra o corpo pedagógico do colégio. Ela contou que “o colégio era somente para meninas, mas começou a surgir a procura para a matricula de meninos, e em 1972 o Colégio Gentil Bittencourt passou a ter alunos homens. Daí foi lançado o primeiro uniforme para ambos”.
Irmã Monalisa Magalhães, madre superiora do colégio, destacou que a homenagem é um reconhecimento não apenas à história do da instituição. "Devo ressaltar o serviço dedicado exercido pelas Filhas de Sant’ Anna, que têm a missão de realizar tudo com amor e excelência. O colégio Gentil Bittencourt tem em seu princípio o compromisso com a educação integral e a aprovação de valores humanos, por meio da Instituto das Filhas de Sant’ Anna”.
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: deputado coronel Neil; Ival Rebêlo, diretor pedagógico do Colegio Gentil Bittencourt; Irmã Maria de Fátima da Silva, membro do Conselho Provincial, diretora e superiora do Colégio Santa Rosa; Irmã Monalisa Magalhães, madre superiora do Colégio Gentil Bittencourt; e Íris Jacó, coordenadora pedagógica geral do Colégio Gentil Bittencourt.
Ao final da solenidade, quatro pessoas receberam Diploma de Homenagem Especial pelos serviços prestados à comunidade do Pará.
