Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Solene de 103 anos da Comieadepa

Notícia

26/08/2024 | 15h32 - Atualizada em 26/08/2024 | 15h52

Alepa realiza Sessão Solene de 103 anos da Comieadepa

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Uma Sessão Solene marcou os 103 anos de fundação da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará (Comieadepa) na manhã desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade atende requerimento do deputado Josué Paiva (Republicanos) e teve a participação do deputado federal Olival Marques (MDB).

A Comiedepa foi fundada em 18 de agosto de 1921 e representa a maior denominação pentecostal do mundo. Ao longo de sua história, constituiu um legado importante para a vida cultural paraense. A Convenção é a instituição religiosa mais antiga do país e já teve como presidentes: Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e o pastor Gilberto Marques. O atual presidente da instituição religiosa é o pastor Riter Marques.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
O deputado Josué Paiva presidiu os trabalhos e destacou a satisfação em fazer parte da Comieadepa. “Tenho muito orgulho e satisfação de fazer parte desta Convenção. Desde que eu nasci, meus pais me ensinaram a caminhar para essa instituição e assim tenho aprendido a lição de percorrer em direção aos ensinamentos de Deus. Estou deputado na Alepa e aqui represento a Comieadepa. Em 18 meses de mandato, já apresentei propostas que vão ao encontro das necessidades da sociedade paraense, dos costumes cristãos”, disse.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
A fala do parlamentar e autor da sessão foi seguida da apresentação musical da Orquestra Som de Adoradores do Templo Central do Maguari, em Ananindeua. Para Josiclei Lima de Souza, regente da orquestra, participar deste momento é especial, visto que estavam presentes pessoas que deram seus primeiros passos na área de música no grupo.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
"Ver esses jovens se apresentando na celebração de 103 anos da Comiedepa é uma satisfação”, declara. À frente dos trabalhos da orquestra há 17 anos, Josiclei fala um pouco de como desenvolveu o amor pela música. “Aos 12 anos, eu estava brincando de bola e por um instante ouvi o som de uma orquestra vindo de longe. Parei e fui ver de onde vinha o som. Aquilo me encantou e estou até hoje fazendo parte de algo que eu amo, além de ajudar a muitos dentro da igreja da qual faço parte”, finaliza. A Orquestra Som de Adoradores do Templo Central do Maguari de Ananindeua possui 39 membros e 40 alunos incluindo diversos jovens.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Representando o Estado, Joniel Abreu, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), falou do legado deixado pelo pastor Gilberto Marques. “Essa instituição tem feito um trabalho diferenciado. As pessoas chegam através da palavra de Deus e pelo serviço desenvolvido ali. O pastor Gilberto Marques teve uma grande visão e deixou um legado com transparência, uma história que segue com muita honra”, destacou. “O Governo do Estado é grato pelas ações que a Comieadepa realiza, e está sempre presente nos feitos da Convenção. Parabéns, Comieadepa, pelos 103 anos de fundação”, concluiu.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Para finalizar a celebração, o presidente da Comieadepa, pastor Riter Marques, falou sobre os serviços que a instituição religiosa tem levado à população com ajuda do governador do Pará, Helder Barbalho. “São anos levando o que realmente deve ser passado à comunidade. Nós agradecemos a parceria do Estado, que tanto nos ajuda nas escolas localizadas dentro dos presídios e em hospitais. São parcerias firmes e fortes que têm feito com que a palavra de Deus chegue a todos os lugares. O governador é um grande parceiro da nossa instituição e a sua gestão tem investido nos trabalhos que as igrejas realizam. Posso afirmar que o governo tem investido no povo evangélico. Através dessa gestão, o Pará tem alcançado bênçãos”, afirma.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Ao final da solenidade, 65 pessoas foram homenageadas com Medalha e Diploma pelos relevantes serviços prestados à comunidade paraense. Durante a sessão, tiveram apresentações musicais e vídeos sobre a história e o legado da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará.

A Comieadepa já é patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará. A assinatura da Lei Nº 9.294, de 17 de agosto de 2021, ocorreu em agosto de 2021, no Centro de Eventos pastor Francisco Alves Ribeiro, em Belém.

Se apresentaram na sessão a
 Banda Musical “Harmonia Celeste”, o conjunto de jovens e adolescentes do Maguari e outros grupos evangélicos. A Associação Amazônica Evangélica (AAME), criada a partir do trabalho solidário realizado pela instituição, possibilitou a construção do Hospital Galileu e inaugurou um trabalho pioneiro entre povos indígenas. A associação também já atendeu a mais de duas mil crianças e adolescentes. Atualmente, a Comieadepa, sediada na Rodovia Mário Covas, possui 1.080 igrejas, cerca de um milhão de fiéis em todo o Pará.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.