Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Solene de 103 anos da Comieadepa
Notícia
Alepa realiza Sessão Solene de 103 anos da Comieadepa
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
Uma Sessão Solene marcou os 103 anos de fundação da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará (Comieadepa) na manhã desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade atende requerimento do deputado Josué Paiva (Republicanos) e teve a participação do deputado federal Olival Marques (MDB).
A Comiedepa foi fundada em 18 de agosto de 1921 e representa a maior denominação pentecostal do mundo. Ao longo de sua história, constituiu um legado importante para a vida cultural paraense. A Convenção é a instituição religiosa mais antiga do país e já teve como presidentes: Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e o pastor Gilberto Marques. O atual presidente da instituição religiosa é o pastor Riter Marques.
O deputado Josué Paiva presidiu os trabalhos e destacou a satisfação em fazer parte da Comieadepa. “Tenho muito orgulho e satisfação de fazer parte desta Convenção. Desde que eu nasci, meus pais me ensinaram a caminhar para essa instituição e assim tenho aprendido a lição de percorrer em direção aos ensinamentos de Deus. Estou deputado na Alepa e aqui represento a Comieadepa. Em 18 meses de mandato, já apresentei propostas que vão ao encontro das necessidades da sociedade paraense, dos costumes cristãos”, disse.
Representando o Estado, Joniel Abreu, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), falou do legado deixado pelo pastor Gilberto Marques. “Essa instituição tem feito um trabalho diferenciado. As pessoas chegam através da palavra de Deus e pelo serviço desenvolvido ali. O pastor Gilberto Marques teve uma grande visão e deixou um legado com transparência, uma história que segue com muita honra”, destacou. “O Governo do Estado é grato pelas ações que a Comieadepa realiza, e está sempre presente nos feitos da Convenção. Parabéns, Comieadepa, pelos 103 anos de fundação”, concluiu.
Para finalizar a celebração, o presidente da Comieadepa, pastor Riter Marques, falou sobre os serviços que a instituição religiosa tem levado à população com ajuda do governador do Pará, Helder Barbalho. “São anos levando o que realmente deve ser passado à comunidade. Nós agradecemos a parceria do Estado, que tanto nos ajuda nas escolas localizadas dentro dos presídios e em hospitais. São parcerias firmes e fortes que têm feito com que a palavra de Deus chegue a todos os lugares. O governador é um grande parceiro da nossa instituição e a sua gestão tem investido nos trabalhos que as igrejas realizam. Posso afirmar que o governo tem investido no povo evangélico. Através dessa gestão, o Pará tem alcançado bênçãos”, afirma.
Ao final da solenidade, 65 pessoas foram homenageadas com Medalha e Diploma pelos relevantes serviços prestados à comunidade paraense. Durante a sessão, tiveram apresentações musicais e vídeos sobre a história e o legado da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará.
A Comieadepa já é patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará. A assinatura da Lei Nº 9.294, de 17 de agosto de 2021, ocorreu em agosto de 2021, no Centro de Eventos pastor Francisco Alves Ribeiro, em Belém.
Se apresentaram na sessão a Banda Musical “Harmonia Celeste”, o conjunto de jovens e adolescentes do Maguari e outros grupos evangélicos. A Associação Amazônica Evangélica (AAME), criada a partir do trabalho solidário realizado pela instituição, possibilitou a construção do Hospital Galileu e inaugurou um trabalho pioneiro entre povos indígenas. A associação também já atendeu a mais de duas mil crianças e adolescentes. Atualmente, a Comieadepa, sediada na Rodovia Mário Covas, possui 1.080 igrejas, cerca de um milhão de fiéis em todo o Pará.

A fala do parlamentar e autor da sessão foi seguida da apresentação musical da
"Ver esses jovens se apresentando na celebração de 103 anos da Comiedepa é uma satisfação”, declara. À frente dos trabalhos da orquestra há 17 anos, Josiclei fala um pouco de como desenvolveu o amor pela música. “Aos 12 anos, eu estava brincando de bola e por um instante ouvi o som de uma orquestra vindo de longe. Parei e fui ver de onde vinha o som. Aquilo me encantou e estou até hoje fazendo parte de algo que eu amo, além de ajudar a muitos dentro da igreja da qual faço parte”, finaliza. A Orquestra Som de Adoradores do Templo Central do Maguari de Ananindeua possui 39 membros e 40 alunos incluindo diversos jovens.