Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputado repercute produção do açaí com o setor produtivo do Estado
Notícia
Deputado repercute produção do açaí com o setor produtivo do Estado
Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
O deputado Fábio Freitas (Republicanos), presidente da Comissão de Agricultura, Terras, Industria e Comércio, Serviços, Empreendedorismo e Cooperativismo do Poder Legislativo, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Pará nesta terça-feira (20) para repercutir e divulgar a realização de uma audiência pública. O encontro será no dia 2 de setembro, em Castanhal, e tem o intuito de reunir os mais de 200 empresários que atuam com a produção do açaí industrial.“São os empresários que atuam no setor, aqueles que pegam o açaí e o despolpam e o transformam em pó, em smoothies, e distribuem estes produtos no Estado, no país e o exportam internacionalmente”, explicou o parlamentar.
A versão em pó da fruta possibilita a criação de inúmeras receitas que você mesmo pode fazer. Também é muito utilizada na indústria como componente para produzir granola, cereais, biscoitos, bolos, sobremesas e suplementos. As vitaminas são outro ótimo exemplo para se desfrutar do açaí em pó.
Para o deputado, a reunião tem por objetivo ouvir esses produtores e encaminhar suas demandas ao governador do Estado. “Iremos debater sobre as necessidades destes segmentos. Vamos debater sobre incentivos fiscais, diferimento, tanto para cooperativas, como para as indústrias, com objetivo de implementar estes setores na geração de emprego e renda para a população”.Na oportunidade, Fábio Freitas informou aos demais parlamentares que a Comissão de Agricultura, Terras, Industria e Comércio, Serviços, Empreendedorismo e Cooperativismo está realizando audiências públicas nas principais regiões administrativas do Estado para ouvir o setor produtivo.
O parlamentar informou que esteve reunindo na semana passada em Paragominas, acompanhado do deputado Aveilton Souza, e em Altamira, com o deputado Eraldo Pimenta (MDB).
“Fomos na cidade de Paragominas reunir todo o setor produtivo do Rio Capim. Ali estiveram os presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais dos municípios do entorno”, informou o deputado. Também participaram representantes da soja, de cooperativas e de assentamentos. “Ouvimos demandas sobre o modal logístico, sobre as estradas PAs e as BRs e a navegação marítima”, disse o Fábio Freitas.
Já em Altamira, foram debatidos com representantes dos sindicatos de produtores rurais da Transamazônica assuntos relacionados à pecuária e ao açaí e a verticalização desta produção. “Foi solicitado um frigorífico para gerar emprego e renda e agregar valor na produção do Cacau e ainda incentivos para a geração de emprego e renda", concluiu.
