Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa recebe apresentação de tese de doutorado sobre Isa Cunha, no Dia do Historiador

Notícia

19/08/2024 | 20h13 - Atualizada em 19/08/2024 | 20h29

Alepa recebe apresentação de tese de doutorado sobre Isa Cunha, no Dia do Historiador

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social

O Dia do Historiador, comemorado no dia 19 de agosto, foi marcado na Assembleia Legislativa do Pará com uma atividade inédita no Parlamento paraense. A Comissão De Direitos Humanos, Defesa Do Consumidor, Defesa Das Pessoas Com Deficiência, Da Mulher, Da Juventude, Da Pessoa Idosa E Das Minorias (CDH), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou a reunião de defesa de tese de doutorado sobre a vida de Isa Cunha.

 

“Parabenizo a coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA, em homenagem aos profissionais que contribuem para a preservação da história do nosso Pará”, destacou o deputado Carlos Bordalo. “A história do Brasil é repleta de heróis e heroínas que não recebem a abordagem que merecem. Uma dessas heroínas é Isa Cunha, que mudou seu tempo e cuja influencia ainda reverbera entre nós, como defensora incansável dos direitos das mulheres e das minorias”, avaliou Bordalo.

 

“É um privilégio fazer essa defesa de tese em um espaço democrático importante como a Alepa”, ressaltou o professor Francivaldo Nunes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA. “Precisamos dar protagonismo e recuperar a memória de quem escreveu a história com a defesa dos direitos humanos em nossa sociedade. Essa tese é um trabalho que vai marcar esse momento, com a preocupação de trazer esse recorte da história para um debate público”, avaliou.

 

A professora Vera Tavares, irmã de Isa Cunha, se emocionou com a homenagem. “É fácil falar de Isa Cunha como militante. Difícil é falar dela como irmã, alguém que conhecemos e convivemos durante a vida. Isa não foi importante apenas para o Movimento de Mulheres, mas para a defesa dos direitos humanos como um todo”, afirmou.
 

Doutorado
Após a solenidade de abertura dos trabalhos, a professora e doutoranda Rosinda Miranda apresentou para a banca formada pela Universidade Federal do Pará a tese “A trajetória de Izabel Marques Tavares da Cunha: dos rios da Amazônia aos porões da ditadura militar no Brasil e o desejo de transformar o mundo”.

 

O trabalho foi avaliado pelas professoras Edilza Fontes, Cristina Donza Cancela, Adriane dos Prazeres Silva, Anna Maria Linhares e pelo professor Raimundo Amilson Pinheiro.

 

Quem foi Isa Cunha?
Isa Cunha foi historiadora e militante dos direitos humanos. Ajudou a fundar a entidade que até hoje desempenha atividades fundamentais em defesa dos direitos humanos no Pará. O Movimento das Mulheres do Campo e da Cidade, (MMCC), criado em 1985, foi presidido por ela durante três mandatos e hoje conta com representação em 40 cidades. Outra entidade que contou com a sua participação ativa é a Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH). Isa Cunha faleceu em 2002.

 

Em abril de 2004, a Assembleia Legislativa do Pará instituiu a medalha Isa Cunha, por meio da Resolução Nº 001/2004. A honraria foi criada em reconhecimento aos trabalhos realizados pelas mulheres, tanto na área pública quanto privada, no estado do Pará.

 

Dia do Historiador
No 19 de agosto é comemorado o dia do Historiador. A data é alusiva ao nascimento do Abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910), além de ser considerado um dos maiores historiadores do país e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras.