Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão especial debate sobre a importância da Uepa no contexto educacional superior do Estado

Notícia

12/08/2024 | 17h01 - Atualizada em 13/08/2024 | 06h45

Sessão especial debate sobre a importância da Uepa no contexto educacional superior do Estado

Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Uma Sessão Especial realizada nesta segunda-feira (12), no auditório multiuso da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), debateu a importância da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para o Estado. O encontro reuniu mais de 120 pessoas e contou com representações de todos os segmentos da  instituição: professores, estudantes e servidores.

Os eixos principais da sessão foram necessidade de expansão, infraestrutura, desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão e valorização profissional do docente e dos técnicos administrativos. O deputado Dirceu Ten Caten, líder do PT, foi o coordenador da reunião, visto que a sessão foi realizada a partir de requerimento
 de autoria dele. A proposição foi aprovada pelos demais deputados. 

“O parlamento fez aqui a escuta de todos os setores da Uepa, que é a segunda maior Universidade em termos de interiorização e que faz a diferença na vida do povo paraense, ao colocar profissionais no mercado de trabalho”, explanou Ten Caten.

O deputado informou que em breve a lei estabelecendo um novo Plano de Cargos e Salários da Universidade será debatido no Poder. “Ao ouvir as representações com suas demandas, estamos cumprindo disposição regimental e vamos levar as demandas aqui levantadas ao governador do Estado e às demais secretarias e espero que estejam contemplados no próximo orçamento do Estado”, disse Dirceu.

Os principais pontos levantados na reunião foram condições mais adequadas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, espaços físicos de maior qualidade, valorização profissional de docentes e dos técnicos administrativos.

Para o diretor do Centro de Educação da Uepa, Anderson Maia, a sessão garantiu espaço de diálogo para que a instituição avance do ponto de vista de gestão. “A defasagem do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) é um ponto que não foi discutido e que está ainda nos assentos da própria Uepa, e que já deveria estar na Seplad, para que esta encaminhasse para Alepa votar", disse.

“Estamos nos achando abandonados por falta de maiores investimentos, de autonomia financeira e administrativa e queremos ser ouvidos pelo governo”, falou Edna Fialho, representante da diretoria do Sindicato dos Docentes da Uepa. Para ela, a reunião foi produtiva. “Temos certeza que o deputado vai levar ao conhecimento dos demais parlamentares e fazer chegar ao governo para fazer os investimentos necessários que a Uepa está precisando”, declarou.

Para o coordenador do Sindicato dos Técnicos Administrativos, Alexandre Nascimento, existe uma grande insatisfação da categoria. “Nós passamos oito anos com o PCCS sem ser cumprido, e mesmo com sua atualização 2023, o descumprimento se manteve”, discursou. Ele disse ainda que os servidores que tiveram sua tabela salarial atualizada não receberam os valores desta atualização desde junho de 2023.

O reitor Clay Anderson e Ilma Pastana, vice-reitora da Uepa, além de defenderem a significação da instituição no contexto educacional superior do Estado, pediram apoio dos deputados para ampliar sua capacidade orçamentária e até a formação de uma Comissão de Estudo conjunta com deputados da Alepa. O intuito é discutir a pauta levantada na Sessão Especial.