Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa sedia reunião de gestores estaduais do Fórum da Juventude do Brasil

Notícia

17/06/2024 | 15h41 - Atualizada em 17/06/2024 | 15h44

Alepa sedia reunião de gestores estaduais do Fórum da Juventude do Brasil

Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Belém recebe a partir desta segunda-feira (17) a Pré-Cúpula do Y20, grupo de engajamento da juventude do G20. O encontro vai reunir delegações internacionais dos 20 países que formam o Fórum, além de representações da juventude local, gestores e gestoras estaduais de juventude, e membros do Fórum Nacional da Juventude, organizados pelo governo federal.


A sala multiuso do Palácio da Cabanagem recebeu o secretário executivo do Y20 Brasil, Pedro Durval, também assessor internacional da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal; o presidente nacional de gestores estaduais da juventude (Fonaju), Gabriel Medeiros; e 21 gestores de diversos estados do país.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
O deputado Dirceu Ten Caten (PT), líder do PT na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), destacou recentemente em plenário sobre a importância do estado se mobilizar para realizar a Pré-Cúpula do Y20. O parlamentar foi o autor do pedido da realização da reunião nas dependências da Casa de Leis.

“O encontro é preparatório da realização da Cúpula do Y20 e vem para patrocinar o diálogo entre jovens dos países-membros do G20, que têm nestes encontros a oportunidade de refletir sobre a agenda prioritária da juventude e de influenciar debates, contribuindo para a formulação de políticas públicas”, informou Dirceu Ten Caten.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Pedro Durval, assessor Internacional da Secretária Nacional de Juventude do governo federal, informou que a reunião realizada teve a finalidade de informar sobre a agenda de atividades do Y20, da Pré-Cúpula em Belém. “A reunião está sendo organizada pelo Y20, pela secretaria geral da presidência, pelos movimentos sociais e pelo governo do estado do Pará, em uma grande parceria”, disse. “Foi discutida a forma de envolver os gestores dos Estados na promoção”, concluiu o jovem.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Abertura oficial
A abertura oficial do Y20 será no Teatro da Paz e contará com a presença do governador Helder Barbalho; do ministro das Cidades, Jader Filho; do ministro Chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Márcio Macedo; do Chair do Y20 e Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão; e do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

As reuniões temáticas serão realizadas no Hangar Centro de Convenções, até a próxima quarta-feira (19), e debates se concentrarão em cinco temas principais:  Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho; Combate à fome, à pobreza e à desigualdade; Mudanças Climáticas, Transição energética e desenvolvimento sustentável; Reforma do Sistema de Governança Global; Inclusão e Diversidade.

Ao final do evento, as representações irão apresentar uma Carta de Belém. O documento será submetido às representações internacionais e ao G20, que está sobre a presidência do Brasil. A Carta objetiva ser uma prévia dos debates da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, em novembro de 2025.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.