Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Comissão de acompanhamento ouve representantes da Vale em reunião de trabalho

Notícia

07/05/2024 | 19h10 - Atualizada em 07/05/2024 | 19h10

Comissão de acompanhamento ouve representantes da Vale em reunião de trabalho

Reportagem: Dina Santos - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

A reunião de trabalho da Comissão de Acompanhamento do relatório de Recomendação sobre a Vale realizada nesta terça-feira (7) foi coordenada pelo deputado Carlos Bordalo. O encontro também teve a participação de Heloísa Oliveira, gerente geral de relações governamentais, e Luana Faria, analista de relações governamentais da Vale.

A comissão de acompanhamento foi criada em abril de 2023 e é um desdobramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação da mineradora no Pará, avaliando os empreendimentos e as condutas da empresa durante dois anos.

O trabalho resultou em um relatório que indica uma série de proposições para que não somente a Vale, mas as demais mineradoras com atividades em funcionamento no Estado sigam um padrão de trabalho para mitigar os impactos sociais e ambientais provocados pela mineração.

Na reunião desta terça-feira, foram apresentadas propostas de projetos piloto que fortaleçam a relação entre a Vale e a comunidade, como a abertura de lavras para pequenos mineradores reunidos em cooperativas.

As representantes da Vale também informaram ao deputado o andamento da participação da Vale na construção de 26 usinas da Paz no Estado, por meio do programa Estrutura Pará. O programa é do governo do Estado e permite que empresas revertam até 50% dos recursos que seriam pagos da taxa mineral em projetos sociais mantidos pelo estado.

"Esperamos mudar a lógica da relação da empresa com as comunidades, promovendo uma aproximação maior e mais investimentos na área social de forma direta", avaliou o deputado Carlos Bordalo.
No total, o relatório final da CPI da Vale traz oito recomendações à empresa, além de medidas direcionadas também ao Poder Executivo, que também deverá ser ouvido pela comissão de acompanhamento.