Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Deputado Tonheiro destaca frutas da Amazônia em palestra na Fruit Attraction, em São Paulo

Notícia

25/04/2024 | 15h17 - Atualizada em 26/04/2024 | 10h25

Deputado Tonheiro destaca frutas da Amazônia em palestra na Fruit Attraction, em São Paulo

Reportagem: Carlos Boução - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

O deputado estadual Antônio Tonheiro (PP) subiu no púlpito do plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na última terça-feira (23), para dar um feedback à população do Estado e aos demais parlamentares sobre sua participação na Fruit Attraction São Paulo 2024, realizada de 17 a 19 de abril. Organizado pelo IFEMA MADRID e Fiera Milano Brasil e apoiado pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), essa foi a primeira edição do evento no Brasil e na América do Sul.

Tonheiro participou como palestrante em um painel sobre a produção de frutas na Amazônia e foi um dos convidados dos organizadores do evento. O deputado é empresário, produtor e exportador de frutas, principalmente laranja e limão, com empresa localizada em Capitão Poço.

Para o parlamentar, a feira foi muito importante. "Pude levar informações sobre as frutas que aqui produzimos e muita gente depois me procurou para vir até aqui no Pará para conhecer, para saber como podem fazer para importar as nossas frutas", informou.


Geração de emprego e renda
Por 20 minutos, o deputado expôs sobre a atuação de sua empresa no processo de produção e as exportações que realiza, tendo como carro-chefe o limão (fruta orgânica) e a laranja (fruta exótica). "Falei sobre as frutas nativas da Amazônia, citando o açaí, a pupunha, o cupuaçu, o bacuri, o muruci, que quase ninguém conhece, e falei ainda sobre as exóticas, plantadas e que se adaptaram ao clima da Amazônia, como a laranja e a pitaia”, disse.

Para o Tonheiro, a realização Fruit Attraction no Brasil foi um horizonte que se abriu para os produtores amazônicos. “Agora é só correr atrás, o mundo está precisando de frutas, o mercado do país é promissor e muito grande e os produtores da região têm, só precisamos oferecer e se documentar para vender”, avaliou.

A Fruit Attraction São Paulo teve uma área de exposição com 300 empresas expositoras e uma diversificada gama de produtos. O evento atraiu a atenção de produtores, exportadores, distribuidores, varejistas e demais profissionais do setor de mais de 45 países. Ao longo dos três dias de  feira, os 12 mil visitantes observaram as últimas tendências, inovações tecnológicas e oportunidades de mercado que permeiam a cadeia produtiva de frutas e hortaliças.