Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2024
Notícia
Alepa realiza Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2024
Reportagem: Andrea Santos - AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
A Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus.
A ação tem hoje os seguintes objetivos permanentes: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Para o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Paulo Andreolli, é preciso pensar no que a sociedade está vivendo. "O tema veio ao encontro do que é primordial para a sociedade, dos problemas, anseios de uma coletividade. A Sessão demostra que a Alepa reconhece o trabalho da Igreja Católica, o seu comprometimento com a transformação social. Meus agradecimentos a esta Casa de Leis”, destacou.
Segundo a irmã Rejiane da Mata Dias, a Campanha da Fraternidade, dentro do tema de 2024, apresenta alguns indicativos para a questão social. “O tema deste ano traz uns pontos indispensáveis. Ele garante a discussão de grandes temas como a migração e o preconceito. E isso nós vivemos na grande Belém. Sabemos que existem muitas pessoas que vem do interior para a capital paraense, mas também temos a migração de estrangeiros e que vivem nas ruas de Belém. Essa é realidade que precisa de visibilizada, há irmãos que precisam da nossa atenção”, comenta.
Já a psicopedagoga e professora da Faculdade Católica de Belém, Viviane Cartágenes, acredita que a iniciativa funciona como um suporte para a sociedade. "Como igreja temos uma responsabilidade, e a Campanha da Fraternidade veio despertar uma discussão que vem desde a pandemia. Como psicopedagoga e diante dos atendimentos que faço, percebo que a saúde mental deve ter uma atenção mais ampla dentro da sociedade, da família. A campanha diz respeito à fraternidade social”, disse. "Os pais, as famílias devem ter um olhar melhor para os adolescentes. Família, participem da vida de seus adolescentes. Isso é Campanha da Fraternidade”, completou.
A Campanha da Fraternidade 2024 é inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. Tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.
A iniciativa, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. O cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 foi criado pelos jovens de Brasília (DF), Samuel Sales e Wanderley Santana, e apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.