Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Comissão da Alepa recebe representantes do Parlamento Europeu

Notícia

28/07/2022 | 18h50 - Atualizada em 28/07/2022 | 18h57

Comissão da Alepa recebe representantes do Parlamento Europeu

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Na tarde desta quinta-feira (28), a Comissão dos Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (CDHDC-Alepa) recebeu, na sala da Presidência da Casa, representantes do Parlamento Europeu.

Dialogar sobre os conflitos e impactos socioambientais na Amazônia paraense foi o objetivo do encontro. A delegação do Parlamento Europeu está na capital paraense para participar do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), que vai do dia 28 até o dia 31 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Os representantes do Parlamento Europeu que estão em Belém são Maria Eugenia Rodrígez Palop (Unidas Podemos MEP - Espanha, membro do Comitê de Direitos da Mulher e Agricultura e Desenvolvimento Rural; José Gusmão (Bloco de Esquerda MEP - Portugal - vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários e membro da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais; Giorgos Karatsioubanis (conselheiro político do Grupo de Esquerda para o Comitê de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Membro do Comitê Central da SYRIZA - Grécia).

Na ocasião, a CDHDC da Alepa entregou à delegação do Parlamento Europeu documentos da CPI da Bacia do Rio Pará e relatórios sobre a Moratória dos Despejos, Diligência Imerys Barcarena, Diligência Tucuruí, Caso Fazenda Triângulo em Goianésia do Pará, Relatório Desocupação da Fazenda Maria Bonita em Eldorado do Carajás, Relatório de Acompanhamento sobre a chacina de Pau D'Arco, Voto do deputado Bordalo sobre  a CPI da Bacia do Rio Pará e Relatório da Diligência em Barcarena sobre Lama Vermelha em Comunidades próximas da empresa Hydro.Maria Eugenia Rodrígez Palop

"Viemos participar do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), e queríamos muito conhecer a Alepa, o trabalho que a Comissão dos Direitos Humana da Casa realiza na região. Somos conhecedores de como vivem algumas pessoas no município de Barcarena devido a contaminação da água. Com a visita ao parlamento paraense, pudemos entender mais dos desastres ambientais de Barcarena e de outras localidades do Pará", disse Maria Eugenia Rodrígez Palop (Unidas Podemos MEP - Espanha - membro do Comitê de Direitos da Mulher e Agricultura e Desenvolvimento Rural).