Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Forma Alepa na região do Salgado

Notícia

15/06/2022 | 14h29 - Atualizada em 15/06/2022 | 14h32

Forma Alepa na região do Salgado

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

O município de Salinópolis é o próximo local a sediar a última edição do Forma Alepa/Elepa deste semestre, projeto da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) por meio da Escola do Legislativo.

O Forma Alepa/Elepa Itinerante na Região do Salgado contemplará Salinópolis, São João de Pirabas, Quatipuru, Santarém Novo, Augusto Corrêa, Peixe-Boi, Capanema, Bonito, Santa Luzia do Pará, Viseu, Cachoeira do Piriá. 

A ação da Alepa é direcionada ao servidor público. Diante disso, gestores, vereadores e servidores públicos em geral podem participar do evento.

A Escola do Legislativo tem o compromisso de levar qualificação profissional aos que prestam serviço público à população. O conhecimento produzido e difundido pela Escola do Legislativo busca atender cada vez mais a formação e capacitação dos agentes públicos, visando ligar a teoria à ação prática. 

Durante o evento, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Alepa e a Câmaras Municipais, para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com o objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação junto aos municípios. Deputado Chicão, presidente da Alepa

"O servidor público precisa de um auxílio, de uma capacitação e, é o que a Escola da Alepa faz, através desse projeto", disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. "O trabalho da Escola do Legislativo reafirma o compromisso que a Alepa tem de forma geral com o serviço público", acrescenta.

Salinópolis

Salinópolis também conhecida como Salinas é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º36'49" sul e a uma longitude 47º21'22" oeste, estando a uma altitude de 21 metros, distante cerca de 220 km da capital do estado, Belém. Sua economia gira em torna do turismo e da pesca. É o balneário preferido dos belenenses, que no mês de julho lotam a cidade. 

As praias possuem areia fina e branca, com águas de uma tonalidade verde-acinzentada, devido aos sedimentos carregados pelo rio Amazonas. A praia do Atalaia (a mais popular) é aberta à circulação de carros. A variação de maré é muito grande, por isso muitos motoristas são pegos desprevenidos quando a maré sobe.

A paisagem é formada por praias, rios, furos, igarapés, mangues e dunas, no meio das quais se encontra o "lago da coca-cola", que tem esse nome por suas águas doces, escuras e geladas. 

Antes da separação do Maranhão e do Pará, em 1774, Salinas pertencia a Capitânia do Caeté, criada pelo Decreto Lei de 25 de fevereiro de 1652. Esta Capitânia começava no rio Gurupi e se estendia 50 léguas de costa até o Guamá. (Relatório do Ouvidor do Maranhão bacharel João Antônio da Cruz Diniz, em 1751).

Dois elementos contribuíram na fundação da cidade: A fábrica de sal e a praticagem na Ilha do Atalaia.

Serviço:

Local: Câmara municipal de Salinópolis
Endereço: Avenida Beira Mar nº 1117- Centro, Salinópolis/PA
Data: 23 a 25/06
Hora: 8 horas