Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Sessão Especial marca os 128 anos do Diário Oficial do Estado do Pará

Notícia

27/06/2019 | 17h56 - Atualizada em 27/06/2019 | 18h00

Sessão Especial marca os 128 anos do Diário Oficial do Estado do Pará

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

O principal produto da Imprensa Oficial do Estado do Pará completou 128 anos no último dia 11 de junho e o Poder Legislativo não poderia deixar de homenagear um modelo de revolução tecnológica que é o Diário Oficial. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, que esteve acompanhado do deputado Victor Dias, foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), uma Sessão Especial para marcar a data de comemoração da instituição que cresce ao longo dos anos, apresentando diversas mudanças. Uma das mais significativas é que desde o mês de março sua edição passou a ser 100% digital.

"Essa sessão na qual  estamos homenageado o Diário Oficial é para que possamos ter mais conhecimento da história dessa instituição, que vem pensando um novo modelo de informação. Aqui na Alepa o Diário Oficial ainda é impresso, mas a partir de agosto estamos querendo implantar o mesmo sistema que há no Diário Oficial do Estado do Pará. Todas as informações da Casa Legislativa passam pelo Diário do Poder Legislativo e a principal forma de modernização de informação para a sociedade se dá, no momento, através do meio digital", pontuou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos.

Para o o presidente do Diário Oficial do Estado do Pará, Jorge Panzera, umas das suas maiores preocupações é na área de segurança de rede. "Temos a preocupação do que é publicado, fazemos com que tenha eficiência em nossa informação. O Diário Oficial do Estado do Pará tem o cuidado em mostrar a transparência do trabalho do Poder Público", disse ele.

Segundo o presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, o Diário Oficial é do Estado do Pará, é história paraense. "Essa instituição centenária tem história, ela tem um dos papéis mais importantes que a sociedade deve ter: informação. E principalmente quando vem de um órgão do governo. Digo a todos vocês que nenhum nação ou Estado vive sem história, e contar história é ter visão para o futuro que será desenvolvido a partir da experiência vivida através da história do passado. É importante saber o que nossos antepassados fizeram. Se não conhecermos a nossa história, não iremos diante. Não existe povo sem história, e esta Casa está de parabéns pela homenagem. Parabéns Alepa, parabéns ao Diário Oficial do Estado do Pará", destacou.

" Esses 128 anos do Diário Oficial do Estado do Pará, demonstram que lá atrás já havia um acompanhamento da sociedade nos atos da gestão. A imprensa como matéria prima do que você acompanha tem papel fundamental no processo democrático que é a informação", falou Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará.

"A Alepa está de parabéns pela homenagem. O Diário Oficial do Estado do Pará surgiu na própria Assembleia Legislativa, as histórias de ambas se cruzam, a democracia deve muito a este Poder, ao Diário Oficial do Estado do Pará", mencionou o deputado federal, Edmilson Rodrigues.

O Diário Oficial do Estado do Pará está com um avanço tecnológico que marca a nova fase da instituição. A mudança para o modelo online fez a imprensa investir em equipamentos e aplicativos de segurança para garantir a integridade dos sistemas envolvidos em todo o processo de criação e disponibilização do jornal. Com o novo modelo, a autarquia passou a utilizar um sistema de fácil impressão para leitores domésticos, com a assinatura digital nos arquivos e a disponibilização dos arquivos em provedores de nuvem, confiáveis no mundo todo. A principal vantagem desse modelo é a economia de papel e tinta, além de ser possível controlar rodas as etapas do fluxo de produção do jornal.