Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Parlamentares comemoram avanços no primeiro semestre da 19ª Legislatura

Notícia

27/06/2019 | 10h07 - Atualizada em 27/06/2019 | 10h40

Parlamentares comemoram avanços no primeiro semestre da 19ª Legislatura

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

"Foram extremamente proveitosos estes primeiros meses do trabalho do Poder Legislativo nesta nova gestão. Tivemos um acréscimo de mais de 40% de proposições aprovadas, comparado ao primeiro semestre da outra legislatura. Estamos fazendo aquilo que o paraense está esperando de cada um de nós: representar, fiscalizar e legislar em favor do Estado do Pará. A oposição foi respeitada e continuará sendo. O Regimento da Casa será modernizado. Com maturidade e serenidade, no segundo semestre vamos fazer os ajustes necessários para que ele seja mais atual. Para o segundo semestre contem com uma Assembleia Legislativa mais participativa, atuante nas questões que sejam para o desenvolvimento do Pará. Teremos nos dias 8, 9 e 10 de agosto o trabalho de Sessão Itinerante no Marajó para ouvir mais de perto as demandas da comunidade local", destacou o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos. Ele presidiu a última Sessão Deliberativa do primeiro semestre da 19º legislatura da Casa, ocorrida na manhã desta quarta-feira (26.06), no plenário Newton Miranda.

Para o deputado Chicão, líder do governo na Casa, as atividades da nova Legislatura têm sido favoráveis. "O Projeto de Lei que fala sobre o Parlamento Estudantil, um Projeto de minha autoria que já existe em outros lugares é bastante interessante. O Parlamento, em síntese, vem cumprindo o seu papel, e é isso que a sociedade espera de um deputado. Vamos votar projetos que colaborarão com progresso das pessoas desse Estado. Hoje votamos o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentarias para o exercício financeiro de 2020, que foi elaborada pelo Executivo e detalha metas da administração do Governo, e essa Casa é fundamental para a concretização deste trabalho", destacou o líder do Governo.

"Estou feliz em poder executar os compromissos que prometi aos que me apoiaram nesta luta. Tenho feito trabalhos na área da saúde, em defesa da mulher, do idoso, criança e adolescente. Destaco o Projeto de Lei Março Lilás, que cuida da prevenção do câncer de colo de útero. Temos um projeto de resolução da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Sustentável que é muito importante para o Estado do Pará. Apresentarei ainda um Projeto de Lei, em agosto, sobre a juventude. Tenho feito o possível para honrar meus compromissos com os que acreditam no meu trabalho de parlamentar", disse a deputada Heloísa Guimarães.

Já a deputada Diana Belo disse que seus trabalhos na Alepa se devem também pela caminhada de administração no Município de Capitão Poço. "Gratidão em poder representar esse povo. Finalizo este primeiro semestre de forma positiva, os projetos que aprovamos vão de uma forma direta às necessidades da população deste Estado. Comecei meu trabalho pelo povo em Capitão Poço, onde fui prefeita. Continuarei a contribuir de forma significativa, não só para aquele município, mas para todo o Pará, levando mais ações de trabalho para o bom andamento do nosso Estado", disse ela.

Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, o deputado Carlos Bordalo destacou que existe uma nova composição da Legislatura, que tem evoluído consideravelmente. "Há uma componente novo na Casa de Leis que é a presença de mulheres deputadas, são 10 parlamentares entre os 41. É uma das maiores representações de mulheres que esta Casa já viu em toda sua história. Isso nos conduz a ter um semestre extremamente bom para a defesa das políticas públicas voltadas para as mulheres. Neste primeiro mandato foi instalado um grupo especial para tratar de autismo no Pará. Através do Governo do Estado irá se consolidar, em termos reais, um centro de referência para autismo no Estado. Essa conquista é uma luta de pais de pessoas com autismo, dos movimentos de autismo e desta Casa, em especial do meu mandato. É um avanço em termos de cidadania", observou o deputado.

As reuniões são realizadas em dias úteis, durante o período ordinário, conforme estabelecido pelo Art. 99 da Constituição do Estado. Nas reuniões há discussões e votações sobre as diversas proposições em pauta, com início previsto para as 9 horas, indo, normalmente, até às 12:30h.