19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Sessão Especial presta homenagem às igrejas pelos trabalhos desenvolvidos na pandemia

03/12/2021 18h33 - Atualizada em 03/12/2021 18h50
Por Mara Barcellos - AID - Comunicação Social

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a sociedade vem sofrendo com os impactos da pandemia e os gestores dos países tem buscado medidas para  combater e minimizar os efeitos provocados na saúde e na economia, com reflexos no emocional e psicológico.  

Para atender à essas necessidades urgentes, as igrejas, mesmo fechadas em períodos críticos para evitar aglomerações, não paralisaram as atividades e intensificaram os cultos onlines, as ações de doações de alimentos, de medicamentos, de roupas e o apoio espiritual à milhares de pessoas em todo estado.

O reconhecimento dos trabalhos das igrejas, foi destaque em Sessão Especial,  realizada nesta sexta – feira (03), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por iniciativa do deputado estadual Fábio Freitas, membro da Igreja Universal e presidente do Partido dos Republicanos no Pará (REP).    

Deputado Fábio Freitas

Os agraciados receberam certificados e medalhas de honra ao mérito em reconhecimento das igrejas evangélicas pelos serviços prestados durante a pandemia.

Em seu pronunciamento, o deputado Fábio Freitas enfatizou a importância das atividades religiosas para a sociedade no momento pandêmico mais difícil.  

“O mandato é em defesa das famílias e do evangelho. Esta é uma homenagem àqueles que lutaram bravamente durante a pandemia, não somente levando cestas básicas, álcool em gel, máscara, mas principalmente a palavra de Deus para pessoas que estavam se automutilando e outras depressivas, usuários de drogas e até querendo tirar a própria vida”, evidenciou.

A programação reuniu lideranças políticas e eclesiásticas de várias denominações religiosas e todas relataram os trabalhos desenvolvidos pelas igrejas para acolher as pessoas mais vulneráveis, seja na saúde, economicamente ou emocionalmente, por causa do novo coronavírus.

Deputado federal Vavá Martins

O deputado federal e pastor Vavá Martins ressaltou a atuação das igrejas  na sociedade e de apoio ao estado.

“Esse momento aqui é para reconhecer o poder de Deus na nossa vida. As igrejas são a extensão do estado em lugares que ele não consegue chegar. Então, nós temos a missão de ajudar e levar a mensagem de esperança e do amor ao próximo”, disse.

 O pastor da igreja Batista Lagoinha, Maxuwell Barros, destacou a atuação e a responsabilidade das igrejas para minimizar as dores das pessoas durante a pandemia.

pastor Maxwell Barros

 “Nós não levamos só a palavra de Deus, na nossa igreja, reunimos médicos e fizemos um grupo para captar doações de ajuda ao próximo, levando remédios nas casas de pessoas que estavam precisando. A igreja independente da denominação, tem uma capilarização muito grande dentro do estado e estamos aqui para servir”, afirmou.

 “Nós estamos aqui com uma grande responsabilidade. Muitos se foram durante a pandemia, mas nós que permanecemos, temos a missão de cuidar das pessoas e levar a mensagem do amor e de esperança que Jesus nos ensinou. E diante de tantas notícias ruins, o Senhor nos fortaleceu para continuar avançando nesse amor”, completou.  

Pastora Ray

 A pastora Ray esteve representando a Igreja Quadrangular. Ela relatou algumas atividades realizadas pela igreja para atender as pessoas num momento crítico da sociedade.

“A igreja teve e tem um papel importante nesse período da pandemia. Quando ninguém podia ir, ela foi e começou a ir para a internet pregar a mensagem da cura, do amor e da esperança. Depois, quando estavam liberados os cultos, abrimos para a vacinação e recebemos pessoas que pediam orações e alimentos. Lembro que em um único dia recebemos 3 mil pessoas, todas em busca de apoio”, reiterou.

Ten.cel. Luiz Tavares Oeiras, Capelão PM

Para o Tenente Coronel Luiz Tavares Oeiras, capelão da Polícia Militar do Pará, que esteve representando a corporação, enfrentar a dor da perda na pandemia foi doloroso.   

 “Em 2020, foi um ano difícil para nós policiais, perdemos vários colegas e ainda tivemos que dar apoio e assistência às famílias no sepultamento. Mas tivemos que ter forças para continuar ajudando a sociedade, porque nosso maior inimigo é invisível, mas Deus têm nos dado forças para lutar”, comentou.

Seguir a missão de evangelizar na cidade é uma tarefa desafiadora, mas para quem desenvolve atividades missionárias em comunidades indígenas é ainda mais difícil. É o caso do pastor Marcelo Lopes Mendes, que trabalha na evangelização dos indígenas Xikrin, em São Félix do Xingu.

Pastor Marcelo Mendes

”Nosso trabalho é a pé, no meio da mata. Foi difícil fazer esse trabalho durante a pandemia, mas não podíamos parar, porque muitos índios precisavam de nós. Graças a Deus conseguimos bíblias na linguagem indígena, mas ainda precisamos de mais”, concluiu.

Após ouvir o relato, o deputado Fábio Freitas se comprometeu em disponibilizar parte de suas emendas parlamentares para a publicação de Bíblias na língua indígena.    

Na ocasião, o parlamentar recebeu homenagens por prestar serviços em defesa das famílias paraenses e do evangelho.

O deputado é autor de várias proposições que visam atender a comunidade evangélica.

Projeto de Lei 76/2020 – Dia Estadual do Jejum, Adoração, Oração e Celebração coletiva a Deus

Projeto de Lei de Indicação 14/2020 - Requer o Funcionamento das Atividades Religiosas durante a pandemia

Lei Estadual 9.147/23.11.2020, sancionada pelo governador em reconhecimento da essencialidade das atividades religiosas

Projeto de Lei 143/2019 - Reconhece a Marcha para Jesus como Patrimônio Cultural do Pará

Lei Estadual nº 9.082/19.03.2020, que torna a Marcha Para Jesus como Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

Projeto de Lei 210/2019 - Institui o Dia de Oração pelas Autoridades da Nação

Projeto de Lei 158/2019 - Institui o mês de Escola Bíblica de Férias

Projeto de Lei 94/2019 - Vilipêndio da Fé, com objetivo de inibir a ridicularização e utilização da religião cristã para menosprezar seus dogmas. 

Decreto 340/09.10.2018 - Proíbe a cobrança do ICMS nas contas de Energia Elétrica para Templos Religiosos

 

 

  

 

 

 

 

 

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019