19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Alepa apresenta o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré

06/10/2021 13h23 - Atualizada em 06/10/2021 18h32
Por Andrea Santos - AID Comunicação Social
Esta é a 24ª edição do Círio da Casa de Leis

Na manhã desta quarta-feira (06/10), a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, usada pelos servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para a realização do Círio, recebeu um novo manto durante uma linda celebração no hall de entrada do Palácio da Cabanagem. A banda de música da Polícia Militar do Pará tocou para os servidores e visitantes da Alepa. 

"Para mim, o manto representa proteção, guarda e cuidado de Nossa Senhora com todos nós. Este ano, tive problemas de saúde, foram momentos de muitas dores, mas também de fé. Nossa Senhora de Nazaré representa a fé, a mãe de Jesus nos acalenta, ela faz a intercessão junto ao nosso Pai. Estou agradecida por ter sido escolhida pelos meus colegas de trabalho para adornar a imagem da Rainha da Amazônia", disse a deputada professora Nilse Pinheiro durante a apresentação do novo manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O manto é uma doação da parlamentar.

O projeto de criação do manto deste ano faz referência à pandemia da Covid-19 e pede paz,  foi pensado também nas palavras do Evangelho. A intenção foi presentear Nossa Senhora de Nazaré com um manto que emociona. O tom dourado simboliza a luz que vem do Espírito Santo, em um mergulho profundo na religiosidade e história, com o propósito de transformar palavras em imagens. A cor branca simboliza a pureza da Virgem Maria, imaculada, sem mancha do pecado. O ouro aplicado na Coroa e nos anjos, na parte posterior, representa luz e sol. A cruz na frente é o sopro do Espírito Santo que acalma. 

A imagem foi conduzida por servidores da Alepa para a Catedral Metropolitana de Belém, onde permanecerá até amanhã (07/10), data em que será realizada a Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

"É uma honra ter conduzido a berlinda com a imagem da padroeira dos paraenses. Essa é uma das datas mais esperadas pelos católicos paraenses, faço questão de conduzir, sou um devoto de Nossa Senhora de Nazaré", afirmou o Coronel Paranhos, chefe do Gabinete Militar da Alepa. 

Programação - A abertura do 24º Círio da Alepa acontecerá nesta quinta-feira (07/10) com uma missa na Catedral Metropolitana de Belém às 8 horas. Todas as medidas de proteção em decorrência à Covid-19 serão adotadas, como determinam os órgãos sanitários de saúde. Após a missa, haverá o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que sairá da Catedral Metropolitana para a Alepa. A Sessão Solene da Casa iniciará às 10 horas e terá a presença da imagem peregrina do Círio de Nazaré. 

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019