Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Lei irá homenagear profissionais de saúde

Notícia

23/07/2021 | 13h04 - Atualizada em 23/07/2021 | 13h21

Lei irá homenagear profissionais de saúde

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

O Projeto de Lei nº 205/2020 de autoria do deputado Raimundo Santos que Institui no calendário oficial do Estado do Pará o "Dia Estadual dos Heróis da Saúde" agora é Lei. Ele foi sancionado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, dia 12 de julho.

A Lei nº 9.286, de 12 de julho de 2021, se refere à data comemorativa dos profissionais de saúde, anualmente no dia 18 de março, data em que foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus (SARS-Cov-2) no Estado do Pará. 

A Lei pretende fazer um justo tributo a todas as categorias da área de saúde envolvidas na luta contra pandemia da Covid-19. A homenagem é uma forma de gratidão pública àqueles que se colocam na linha de frente do enfrentamento da doença, correndo altos riscos e, em especial, aos trabalhadores do segmento que faleceram no exercício da profissão. 

Profissionais da saúde são homenageados.

Os profissionais de saúde do Pará são heróis, assim como outras diversas profissões que ajudam no combate da doença, seja levando informação, fazendo a limpeza de hospitais e outros. 

Ainda não se sabe por quanto tempo a população irá continuar com as devidas precauções para combater a covid-19, mas no momento, mesmo com o crescimento da vacinação contra a doença, é necessário continuar os cuidados colocados pelo Sistema Único de Saúde. 

"Os que participam da guerra na defesa da Pátria são homenageados e honrados. É o que está sendo feito pela Alepa ao instituir um justo tributo público em reconhecimento à importância do trabalho heróico que os profissionais da saúde sempre desenvolveram. Isso se tornou mais evidente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), que se constituiu na pior crise sanitária e na maior tragédia brasileira de todos os tempos. Na luta para salvar doentes, os profissionais de saúde se superam, transcendendo o equilíbrio emocional, o limite físico e expõem a própria vida e a de seus familiares", afirmou o deputado Raimundo Santos. 

Deputado Raimundo Santos

 "Eles dão exemplo de comprometimento, da entrega de amor ao próximo e à profissão, nessa guerra desigual que afeta a saúde pública. Fico honrado por ter sido o autor do projeto e agradeço ao governador Helder Barbalho pela sensibilidade em sancionar e promulgar a lei. A homenagem é necessária", concluiu o parlamentar. 

Servidora da Casa de Leis há 36 anos, Ruth Bezerra é enfermeira e disse que comemora o reconhecimento. "Somos gratos pela lembrança, ficamos e somos linha de frente, perdemos muitos colegas e parentes, mas  não paramos. Cuidamos, torcemos pela recuperação de todos. Aqui na Alepa, estamos com os cuidados necessários para combater a doença, temos álcool em gel espalhado pela Casa, aferição de temperatura na entrada e, para os servidores, temos o teste rápido. O trabalhador preenche um formulário com a matricula e departamento que ele é lotado, e realizamos o teste. O Departamento O Departamento de Bem-Estar Social (Debes) da Alepa não parou, estivemos aqui para ajudar nossos colegas de trabalho. Agradeço pelo reconhecimento", afirmou. 

Ruth Bezerra e Marluce Ramos

Marluce Ramos integra também o quadro de servidores do Debes. Ela é enfermeira do Poder Legislativo há 14 anos. "Nosso trabalho é muito importante, o reconhecimento dele é um passo necessário para que mais tarde possamos ter melhores salários, espero. Na Fundação Hemopa, meu outro trabalho, houve um período bem difícil, ocorreu a redução de doadores devido a pandemia. Tivemos que criar estratégias para que as pessoas fossem doar sangue e assim, suprir os hospitais com pacientes infectados pela Covid-19 que precisavam de sangue. Trabalhamos salvando vidas", disse.