Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Deputados destacam ações de saúde no combate à Covid-19 no Pará

Notícia

20/04/2021 | 17h14 - Atualizada em 20/04/2021 | 17h19

Deputados destacam ações de saúde no combate à Covid-19 no Pará

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

Reunidos em plenário nesta terça – feira (20.04), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), os deputados ressaltaram as ações implementadas pelo Governo do Estado no combate à pandemia do novo coronavírus.

Deputado Jaques Neves

O deputado Dr Jaques Neves, que é médico cardiologista e presidente da Comissão Permanente de Saúde na Casa de Leis, fez referências às novas Organizações Sociais (OSs) contratadas pelo governador Helder Barbalho para gerenciar os Hospitais Dr. Abelardo Santos (Belém) e o Hospital Regional do Caetés (Capanema).  

“Quero aqui cumprimentar a Sespa, porque agora a nova OS do Hospital Regional dos Caetés, localizado em Capanema, que muito nos atende na  região, que agora é administrado pela OS do Instituto de Saúde e de Desenvolvimento Humano, tem mostrado sua qualidade no Hospital Regional do Marajó, e tenho certeza que o Regional do Caetés vai estar melhor gerido”, disse, esclarecendo que o Hospital Dr. Abelardo Santos já está sendo administrado por uma nova OS.

“Eu tenho certeza de que o governo toma essas medidas com objetivo de garantir para a população a qualidade e quantidade de atendimento que a sociedade precisa e merece receber com respeito”, acrescentou.

O Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSA), empresa genuinamente paraense, é a nova Organização Social que administra o Hospital Aberlado Santos localizado no Distrito de Icoaraci, na grande Belém, desde o último dia 11 de março, com a missão de garantir a transparência na administração pública e prestar serviços de qualidade na área da saúde. A Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu era a OS responsável pela gestão anterior do Abelardo Santos.

Deputada Cilene Couto

Como líder do governo no Parlamento Paraense, a deputada Cilene Couto (PSDB) destacou as principais ações do Poder Executivo para fortalecer  o combate do coronavírus no Pará.

“Os esforços implementados pelos profissionais de saúde estaduais, municipais, Sespa, Segup e governo colocam o Pará como o segundo estado da federação que mais aplicou doses de vacinas. Até 11 de abril deste ano, a policlínica itinerante com a metropolitana fizeram o atendimento de mais de 70 mil pessoas, cuidando de casos leves e moderados”, evidenciou.

Vacinação

O Estado do Pará é o segundo estado da região Norte que mais aplicou  doses de vacinas contra covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde, proporcionalmente ao público alvo da primeira fase de vacinação.

As informações foram divulgadas pelo site Poder 360, na última quinta-feira (15). Segundo a pesquisa, o Pará aplicou 81% das 1.447.290 doses recebidas até o dia 09 de abril. O estudo foi realizado no período de 1º de março de 2021 até às 15h de 15 de abril.

Para garantir que os 144 municípios tenham acesso as vacinas, o Governo do Pará faz a entrega nos 13 Polos Regionais de Saúde e em alguns municípios do estado. Os municípios são os responsáveis pela aplicação das doses e atualização dos dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde.

A parlamentar também respondeu as críticas dos deputados Toni Cunha, Delegado Caveira e Marinor Brito sobre os 19 respiradores encontrados no Abelardo Santos.

“Em audiência com o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho, ele afirmou que não houve nenhuma parede falsa no Hospital Abelardo Santos, como foi noticiado. Os equipamentos encontrados no hospital, segundo relatório da Sespa, estavam aguardando procedimentos técnicos para serem instalados, os quais já foram instalados”, esclareceu.

Deputado Igor Normando

O deputado Igor Normando disse que o momento exige sensibilidade e união para combater a pandemia e as notícias falsas.

“Estamos vivendo um momento crítico e tão difícil com essa pandemia. Infelizmente aquele que propaga mentiras e propaga o ódio, não contribui absolutamente com o combate do coronavírus. Cabe à justiça e à polícia averiguar qualquer tipo de entrave.  Agora, cabe à nós parlamentares termos responsabilidade nesse momento, de nos unirmos, unir  as pessoas que muitas vezes não tem condições de sair para ganharem o seu pão e temos feito isso, aprovando projetos para fortalecer as pessoas e o combate ao coronavírus”, concluiu.

 

Com informações da Sespa