Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Artistas paraenses ganham representatividade durante lives do deputado Bordalo

Notícia

09/07/2020 | 08h43 - Atualizada em 13/07/2020 | 12h05

Artistas paraenses ganham representatividade durante lives do deputado Bordalo

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Syanne Neno

Allan Carvalho, 44 anos, é cantor, compositor, produtor musical e pesquisador das tradições orais dentro da música amazônica. Teve passagens por grupos musicais que pesquisam as linguagens tradicionais da música nortista, e faz parceria com o compositor e fundador do Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, desde 2006. 
Assim como muitos artistas paraenses, Allan Carvalho foi afetado pela pandemia da Covid-19. Com os bares e casas noturnas fechados em medida ao isolamento social, ele se viu sem a possibilidade de renda. Mas aí surgiu a oportunidade de dar o tempero musical às lives do Café com Bordalo, um projeto do deputado Carlos Bordalo.
 
Durante as segundas e quintas-feiras, acontecem as lives, uma ferramenta que permitiu ao deputado Bordalo reinventar sua atuação parlamentar diante do atual cenário. A pandemia transformou não só a economia, a política, mas a cultura, as relações sociais e a comunicação. Com tantos questionamentos sobre a atual conjuntura atual, o parlamentar buscou tratar de temas importantes à sociedade paraense como: direitos humanos, cuidados com pessoas com deficiência, agricultura familiar, soberania alimentar, fake news, ameaça à democracia, desenvolvimento nacional, direitos trabalhistas, crise política, entre outras pautas relacionadas ao contexto da pandemia do novo coronavírus. O Café com Bordalo é também um canal de comunicação direta com a população, que pode fazer denúncias, sugerir pautas e promover a mobilização social. 
Os debates ganham leveza com a participação de cantores da terra, que mostram seu trabalho para o público internauta e têm a valorização financeira. “É muito importante a presença da arte paraense ocupando esses territórios digitais, nos casos das lives. Tanto pela visibilidade que elas dão a nós, artistas, quanto pelo fato de a gente receber por essas participações. Nesse momento de isolamento, onde as possibilidades de se apresentar se tornam raras, vem à tona esse diálogo virtual, onde o artista paraense se faz presente, e é vital para o nosso sustento. Nos tornamos ativos desse modo. Então é muito legal esse espaço do deputado Bordalo, com o próprio parlamentar puxando a sociedade para esses debates, com a valorização dos artistas regionais”, destaca o músico Allan Carvalho.
 
“Os artistas, principalmente aqueles que vivem exclusivamente da música, ficaram numa situação muito delicada nessa pandemia. Sem mercado, sem condições de conseguir renda. Nós resolvemos, então, conjugar duas coisas, primeiro trazer alegria, arte e poesia para temas tão áridos que tratamos durante as lives, e segundo, apoiando o artista paraense, sinalizando para a sociedade a importância de olhar para o artista de outra forma, olhar para ele como um fazedor de cultura, mas também como alguém que tem representatividade social e econômica”, pontua o deputado Bordalo.
 
Além de Allan Carvalho, o espaço virtual já acolheu artistas como Ronaldo Silva, Gisele Griz, Fabrício dos Anjos, Railídia Carvalho e o violinista Paulo Godoy. O Café com Bordalo é transmitido através das redes sociais do Facebook e canal do YouTube do parlamentar, com retransmissões ao vivo pelas páginas do Facebook do PT Pará, Frente Brasil Popular, MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, formando uma rede virtual de comunicação. 
 
O projeto terá uma pausa neste mês de julho para o recesso, mas em agosto voltará para mais edições, fomentando o debate com a valorização dos artistas da terra.