Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Escola de Soure recebe o Projeto Maré do Saber da Marinha do Brasil

Notícia

27/01/2020 | 09h36 - Atualizada em 27/01/2020 | 09h49

Escola de Soure recebe o Projeto Maré do Saber da Marinha do Brasil

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

O Projeto "Maré do Saber", que integra a Sociedade de Amigos da Marinha (Soamar), esteve na manhã do último sábado (25/01) no arquipélago marajoara, cidade de Soure, para mais uma entrega de livros infantis e didáticos para a comunidade.

"Os livros angariados são levados pelos nossos navios para as comunidades que estejam precisando de livros, sejam eles de características infantis, ou não. O objetivo da ação é contribuir com a educação das crianças, adolescentes das localidades, sendo que, incentivar a leitura é fundamental para o desenvolvimento de cada cidadão. O projeto Maré do Saber deu início no segundo semestre de 2019 e, em curto período, já conseguimos 11 mil livros para escolas que necessitam, ou precisavam da nossa contribuição e, isso se dá também com o apoio de todos. Esse projeto é colaborar com os sonhos de muitos", afirmou o Capitão de Corveta Monteiro. "Já colaboramos com as cidades de Abaetetuba, Cametá, Curralinho, Mocajuba, Ponta de Pedras, Senador José Porfírio. Todos precisamos ajudar, cada livro doado faz muita diferença nas comunidades ribeirinhas", completou.

Para a diretora da Escola contemplada com a entrega de livros, o significado da ação representa muito para a unidade educacional. "Receber esses livros, através desse projeto, nos deixa muito feliz, pois a ação só tem a somar com o ensino aprendizagem das nossas crianças. Nossas literaturas já estavam sucateadas e era uma preocupação nossa ir em busca de livros para nossa instituição. De repente, fomos informados que seríamos premiados. Temos aqui muitas crianças que não tem condições de comprar um livro para a leitura. Nossa escola só tem a agradecer esse projeto, a comunidade feliz, muito obrigada a todos que fizeram sua doação. Nosso acervo foi renovado", disse a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Alonso, Izaneide Siqueira. 

"Aplausos para a Marinha do Brasil que tem uma história linda, papel fundamental em favor do nosso País. Além de suas responsabilidades, a Marinha do Brasil faz um trabalho social magnífico e, como integrante da Soamar-Pará, fico satisfeito em ver o que ela vem promovendo em favor das comunidades ribeirinhas da nossa região. Isso é acolhimento, é ser muito mais que solidário", falou o deputado Raimundo Santos, que lembrou parte de sua infância no interior do Pará. "A escola pública que fez parte da minha história, há alguns anos, é a Escolar de Ensino Fundamental Fulgêncio Simões, em Alenquer, ali havia um local em que eu tinha hora marcada: a biblioteca, onde fiz várias leituras de inúmeros assuntos e, ajudaram a construir minha personalidade, formar o meu conhecimento crítico. Eu me coloco no lugar dessas crianças que hoje receberam em sua escola esses livros, sei que a educação é um fator primordial para a formação de uma pessoa. Meu primeiro concurso passei com 18 anos de idade e, graças a uma pessoa que me estendeu a mão, ao me emprestar um livro de matemática. Parabéns à Marinha do Brasil e que esse projeto sirva de exemplo para o poder público, que tem o papel de fazer essa missão, mas, por mais boa vontade que tenha os governantes, há uma séria de limitações", completou o parlamentar.

Projeto Maré do Saber

É uma ação que recolhe livros com a intenção de ajudar crianças e adolescentes de diversas comunidades ribeirinhas de difícil acesso, contribuindo com o desenvolvimento das crianças beneficiadas, estimulando a empatia, concentração, memória, imaginação e outras habilidades promovidas pela leitura. O público alvo da ação são alunos do Ensino Fundamental de Escolas localizadas no interior do estado do Pará. Sua justificativa é uma ação pedagógica experimental é justificada pelo fato da Soamar-Pará ter como uma de suas finalidades a concorrência para o aperfeiçoamento cultural da juventude escolar. A campanha contou, inicialmente, com 14 locais de recebimento dos livros. Após o recebimento, o material foi dividido pelo Centro de Intendência da Marinha em Belém e, transportados por um navio subordinado ao 4º Distrito Naval durante suas comissões para a devida distribuição à escola selecionada.

Escola

A Unidade Educacional agraciada com os livros, em Soure, possui 658 alunos matriculados, sendo 393 do 1º ao 5º ano, séries iniciais e, 265 do 6º ao 9º ano, séries finais, segundo, dados do Qedu.