Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa celebra missa de Páscoa

Notícia

11/04/2024 | 13h50 - Atualizada em 11/04/2024 | 13h50

Alepa celebra missa de Páscoa

Reportagem: Andrea Santos - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Os servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) participaram, na manhã desta quinta-feira (11), de uma missa de celebração da Páscoa. A cerimônia faz referência à ressurreição de Jesus Cristo e foi celebrada pelo padre Fábio Giovanni Carvalho, da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, localizada no bairro da Condor. A celebração iniciou com o cântico: “...Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa Mãe e sempre será...Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa Mãe e sempre será...”.

Durante a missa, padre Fábio Giovanni fez a leitura da palavra de Deus escrita no livro de Atos dos Apóstolos. “Naqueles dias, os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-lo, dizendo: ‘nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém como a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem?’. Então Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘é preciso obedecer a Deus antes que os homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós o matastes, pregado na cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos pecados”.

Pedro Paz, um dos coordenadores da Catequese da Alepa, disse que a Páscoa é um momento de renovação. “Queridos irmãos, o renascimento representa renovação na vida espiritual. É uma oportunidade para termos uma nova vida provida de amor e de perdão pelo próximo, assim como pelas nossas atitudes no dia a dia. Por mais que haja tribulações, que é normal, temos que vencê-las, superá-las através do amor, através de Jesus que morreu e ressuscitou por nós”, disse. “Que através de Jesus possamos superar todos os males e aumentar o poder de perdão, de dedicação e amor pelo próximo.  Assim teremos uma sociedade mais justa, mais alegre. Meus agradecimentos a todos os presentes e ao presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), por nos permitir realizar um momento especial como este”, completou Pedro Paz.

Páscoa
A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Nicéia, realizado no século IV d.C.

A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados completamente distintos. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa história é narrada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.

Importância da Páscoa
A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa de maior importância do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição, entendida no cristianismo como uma demonstração da divindade de Jesus.