Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo solicita melhorias na Casa do Idoso em Belém

30/03/2023 14h29 - Atualizada em 30/03/2023 14h38
Por Thais Peniche - Assessoria Dep Carlos Bordalo
O parlamentar destaca na proposição que a Casa precisa de atenção na sua estrutura e atendimento e aponta que ela é uma Política de Saúde voltada a uma população que precisa de atenção e cuidados fundamentais

 

O deputado Bordalo (PT), apresentou na terça-feira (28), durante sessão ordinária à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), a moção nº 363/2023 que solicita à Prefeitura de Belém melhorias na estrutura do prédio da Casa do Idoso.

A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) para que as devidas providências sejam tomadas, com o objetivo de conseguir melhorias não só na estrutura do prédio, mas nos processos de agendamento de consultas, exames e demais atendimentos realizados.

Leia Mais: Bordalo solicita recuperação asfáltica da BR-144 entre Eldorado dos Carajás e Marabá

O deputado Bordalo registra na moção que recebeu uma solicitação de usuários da Casa do Idoso, os quais relataram problemas na estrutura do prédio e demora, sobretudo, nos tratamentos geriátricos especializados, além de problemas com assaltos nas proximidades do local, o que tem gerado insegurança em quem necessita dos serviços ofertados na Casa.

A Casa do Idoso, com informações do portal oficial da Prefeitura de Belém, realiza atendimento para pessoas com 60 anos ou mais referenciadas por médicos das UBS e ESF para especialidades médicas existentes na carteira de serviços. Oferecendo as seguintes especialidades: geriatria, cardiologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia, urologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia e gastroenterologia.

Bordalo destaca saúde do idoso como prioridade

Segundo o Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde de 2022, pelo menos 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que equivale a 14% da população total do Brasil em 2020. O Boletim registra que as projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira; enquanto as crianças e os adolescentes, 14%.

Desse modo, o deputado Bordalo, considera que se trata de uma Política de Saúde voltada para uma população vulnerável isto é, em risco de exposição ao adoecimento e assim solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que insira na agenda de prioridades do órgão, as adequações solicitadas, para que o trabalho ofertado na Casa do Idoso tenha mais resolutividade.

A proposição foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Prefeito de Belém e a direção da Casa do Idoso.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019