De autoria do deputado Bordalo (PT), protocolada na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), na terça-feira (21), durante sessão ordinária, a moção n° 341/2023 que solicita ao Governo do Estado a contratação imediata de professores para atuarem nas escolas de ensino médio dos Assentamentos Palmares I e II, no município de Parauapebas, sul do Pará.
A proposição foi encaminhada ao conhecimento da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC) para que as devidas providências sejam tomadas. O parlamentar registra que esteve em reunião com lideranças políticas e moradores dos Assentamentos e estes solicitaram ao parlamentar que demandem todos os esforços junto aos órgãos competentes para a retomada das aulas.
Leia Mais: Bordalo propõe criação da Divisão Especializada em Proteção Animal no Pará
Segundo informações relatadas pela comunidade, por falta de professores, pelo menos mil estudantes do ensino médio estão sem aula desde o início do ano letivo. A comunidade local está inconformada com o descaso e ameaça fechar estradas, além de fazer manifestações para sensibilizar e chamar atenção dos órgãos competentes.
Dados do relatório "Panorama da Educação do Campo" publicado em 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), registra que menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos estão cursando o ensino médio. Na área rural, o quadro é ainda mais crítico: pouco mais de um quinto dos jovens nessa faixa etária estão frequentando o ensino médio.
Bordalo destaca mais atenção à educação das comunidades
Bordalo ressalta no documento que a educação sempre teve um lugar importante no horizonte dessas comunidades, principalmente entre os jovens. A elevação da escolarização sempre foi um dos objetivos que pautaram as reivindicações das famílias desses assentamentos, ou seja, melhorias no acesso à educação fazem parte de uma pauta constante.
Em junho de 2022 o deputado Bordalo havia apresentado a moção nº407/2022 que solicita a implantação de Escola de Ensino Médio para atender estudantes que residem nos Assentamentos Palmares Sul e Palmares II. Em visita à Parauapebas, o parlamentar recebeu um apelo dos moradores dos Assentamentos para que ele, junto ao Poder Público, pudesse garantir mediante a Seduc a implantação desses direitos básicos.
Tendo em vista que a comunidade escolar, assistia aulas em um anexo da Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim, portanto uma sala de aula improvisada que não se adequava às condições de ensino e aprendizagem de qualquer estudante e profissional da educação.
Na época, além de ter que estudar em um anexo, a comunidade relata que os estudantes tinham que enfrentar diariamente a dificuldade em se deslocar até a escola já que não havia ônibus escolar ou qualquer outro transporte que pudesse melhorar esse deslocamento.
A moção foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Parauapebas, do Ministério Público Estadual e Federal.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240
Telefone: (91) 3213-4298/4368
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019