Apresentada à mesa diretora, nesta terça-feira (21), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), uma moção que solicita ao Governo do Estado providências para duplicação da PA-275 no trecho de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, sul do Pará.
De autoria do deputado Bordalo (PT), a solicitação foi encaminhada por meio da Secretaria de Transporte (SETRAN) para que o serviço seja efetivado. A reivindicação foi feita em conjunto com o Deputado Braz para que a duplicação da rodovia que liga os dois municípios com a maior economia do Estado do Pará possa ser efetivada, com fins de desenvolvimento e melhorias às pessoas que precisam utilizar o trecho.
Leia Mais: Bordalo propõe criação da Divisão Especializada em Proteção Animal no Pará
Bordalo registra na moção que, a PA-275, é uma rodovia muito sinuosa, estreita e sem acostamento, o que implica que os motoristas tenham mais atenção ao trafegar, tendo em vista que de forma recorrente há um grande número de acidentes com vítimas fatais.
Dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) e da Secretaria de Segurança Pública do Pará (SEGUP) de 2022 registram que, em Canaã dos Carajás houveram 150 ocorrências de lesões no trânsito, já em Parauapebas ocorreram 755.
PA-275: redução de acidentes e potencial produtivo
Em abril de 2022 o deputado Bordalo já havia protocolado na Casa Legislativa a moção nº 247/2022, mas não foi atendida. O parlamentar destaca que é importante que o poder público zele pela segurança da população e aumente o tráfego de veículos com segurança nestes municípios.
Na época, Bordalo apontou que com a duplicação da PA-275 exista a possibilidade da redução de acidentes, além do aumento do potencial produtivo tendo em vista que os municípios também lideram o ranking de geração de empregos.
Ele registrou na moção que de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Pará tem Canaã dos Carajás como as cidades que mais geram empregos no país nos últimos 20 meses a cidade apresenta alto potencial na indústria extrativa mineral e foi o município com maior variação de ocupações no mercado de trabalho formal durante o período – 66% – o que implica em mais 7.370 novas vagas de carteira assinada geradas. Parauapebas também entra no ranking de geração de empregos com um avanço de 24% em novos empregos gerados.
A proposição foi encaminhada ao conhecimento da Câmara dos Vereadores de Parauapebas e Canaã dos Carajás, do Gabinete do Prefeito dos dois municípios, da Casa Civil do Estado do Pará.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240
Telefone: (91) 3213-4298/4368
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019