Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo solicita implantação de escolas para Ananindeua no Pará

09/03/2023 13h06 - Atualizada em 09/03/2023 13h09
Por Thais Peniche - Assessoria Dep Carlos Bordalo
A comunidade do município fez um apelo ao parlamentar solicitando escolas para a região com o objetivo de melhorias na educação e na vida dos jovens que necessitam se deslocar para fora do município para estudar

O deputado Bordalo (PT) apresentou à mesa diretora na terça-feira (07) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº281/2023 que solicita ao Governo do Estado a implantação de escolas de ensino médio para atender a demanda dos estudantes que vivem no município de Ananindeua.

A solicitação foi feita por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para que a situação seja avaliada e atendida. O parlamentar, ressalta no documento, que recebeu em seu gabinete um apelo dos moradores do município sobre a situação e este solicitaram ao deputado Bordalo que pudesse demandar todos os esforços para atender as demandas considerando o número de estudantes que precisam estar dentro da sala de aula, o que vem prejudicando o ensino de centenas de jovens.

Leia Mais: Bordalo propõe mais direitos aos servidores que tenham sob seus cuidados pessoas com deficiência

O parlamentar registra na moção que como alternativa para não perderem o ano letivo, vários destes jovens enfrentam diariamente enormes dificuldades para terem acesso ao estudo digno e de qualidade, como por exemplo, horas de trânsito e chuvas, ao se deslocarem para o centro de Belém.

Bordalo destaca ensino médio como uma das fases essenciais aos jovens

Essa situação vem trazendo inúmeros transtornos e dificuldades para que os alunos possam cumprir com os seus objetivos educacionais nas escolas do município, sendo necessária a ampliação da rede estadual de educação.

No ensino médio estão os adolescentes de 15 a 17 anos, que já concluíram o ensino fundamental e estão caminhando para o término da educação básica. Após a conclusão do ensino médio eles seguem para o mercado de trabalho ou ingressam no ensino superior, por isso esta é uma etapa de grande importância e com poder decisório no futuro do estudante.

O estudo Educação brasileira em 2022- a voz de adolescentes realizado pelo Ipec para o UNICEF, revela que 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica deixaram a escola. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada.

A proposição foi encaminhada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado, da Prefeitura Municipal de Ananindeua, Câmara Municipal desse município, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e da Ouvidoria do Estado do Pará.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019