Dep Dr. Jaques Neves

Dr. Jaques Neves visita Hospital Regional Público do Marajó

12/08/2019 17h55 - Atualizada em 12/08/2019 18h10
Por Pedro Paulo Blanco - Assessoria Dep Dr. Jaques Neves
Presidente da Comissão de Saúde da Alepa, parlamentar quer intervir, junto à Sespa, para aprimorar o funcionamento da Unidade, que atente a região do Marajó em média e alta complexidade.

Parlamentar ouviu atentamente a demandas e sugestões para aprimoramento da Unidade
Vereador Eliezer Martins, Maria Mastroantonio, Déborah Wortmann e Dr. Jaques Neves
Hospital Regional do Marajó, em Breves, atende a região em média e alta complexidade
Instalações do Hospital Regional do Marajó foram visitadas uma a uma pelo parlamentar

Uma unidade que funciona, mas que pode ser aprimorada. Assim o deputado estadual Dr. Jaques Neves (PSC), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), definiu o Hospital Regional Público do Marajó, em Breves. A visita integrou o cronograma de ações do projeto Governo Itinerante, que transferiu a sede do Executivo Estadual durante três dias para a cidade marajoara.

"A sensação é de que o hospital (regional) foi inaugurado, mas não funciona. Ainda temos casos de traumatologia sendo transferidos para Belém que podem ser resolvidos aqui, caso pequenas adaptações sejam feitas", pontuou Dr. Jaques Neves.

Na companhia da diretora administrativa e financeira, Déborah Wartmann; e da diretora social, Maria Mastroantonio, o parlamentar conheceu as estruturas físicas do hospital. Ele percorreu alas de internação, setores de realização de exames, áreas administrativas, além de consultórios e ambulatórios da unidade. Também participou da visita o vereador de Breves, Eliezer Martins (PSC).

Inaugurado há oito anos, o Hospital Regional de Breves, como também é conhecida a Unidade, atua em média e alta complexidade e foi construído dentro do conjunto de hospitais com esse tipo de retaguarda para atender regiões mais distantes da capital. Cerca de 300 mil habitantes, principalmente das cidades de Breves, Anajás, Curralinho, Bagre, Portel Melgaço e Gurupá, fazem uso da Unidade.

"Nossa intenção em trazer o deputado até o hospital é mostrar que o funcionamento pode melhorar desde que haja empenho político para viabilizar as modificações necessárias. Por isso a visita do Dr. Jaques Neves, que além de médico preside a Comissão de Saúde da Alepa, é tão importante para o projeto", explicou o vereador Eliezer Martins.

Nos primeiros 100 dias deste ano, a equipe do Hospital Regional Público do Marajó realizou mais de 92 mil atendimentos, o que representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A unidade também comemora o índice de 98% de satisfação em pesquisa realizada junto ao usuário, também em 2019.

"Esse atendimento, no entanto, pode ser potencializado e trazer ainda mais resultados positivos para os municípios do Marajó. Sai muito mais caro para o Estado ter que levar um paciente aqui de Breves, por exemplo, para ser tratado em Belém. Por isso vamos procurar o Governo (do Estado) para que consigamos dar à unidade a capacidade que ela realmente pode ter", concluiu Jaques Neves.

Rua do Aveiro,130 (Subsolo) - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha