Dep Marinor Brito

Deputada Estadual - PSOL

Notícia

Comissão de deputados entrega relatório de diligência à Imerys, em Barcarena

15/12/2021 13h34 - Atualizada em 15/12/2021 13h34
Por Lucas Freire - Assessoria Dep Marinor Brito

A comissão de parlamentares da Alepa que se dirigiu até Barcarena para vistoriar a empresa Imerys Rio Capim Caulim S/A, onde ocorreu o incêndio de produtos químicos que levou mais de 70 pessoas a procurarem atendimento médico após apresentarem sintomas como coceira na pele, ardência nos olhos e irritações, entregou hoje o relatório da diligência, com uma série de recomendações a serem tomadas pelo governo do estado e outros órgãos fiscalizadores. O evento contou com a participação da deputada Marinor Brito (PSOL) e do deputado Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa.

Uma das recomendações apresentadas é a suspensão das atividades da Imerys até que o licenciamento ambiental da empresa seja restabelecido. "Foi verificado que a empresa não possui qualquer tipo de salvaguarda para a população em caso de outros desastres como este, o 10º crime ambiental cometido pela empresa em Barcarena, e nós esperamos que haja a devida responsabilização da Imerys. Os moradores precisam viver com dignidade, e não continuar sofrendo os impactos socioambientais dos grandes projetos na Amazônia", Marinor comentou

O relatório, de 38 páginas, apresenta ainda recomendações ao Ministério Público Estadual e Federal, aos municípios que integram territorialmente a área de projetos que causa impactos ambientais, com destaque para a realização da Consulta Livre, Prévia e Informada junto aos povos e comunidades tradicionais impactados por projetos de grande porte na Amazônia paraense, como determina a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3182-8437

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019