Dep Marinor Brito

Deputada Estadual - PSOL

Notícia

Marinor participa de diligência a Barcarena para apurar incidente na mineradora Imerys

10/12/2021 9h24 - Atualizada em 10/12/2021 9h26
Por Lucas Freire - Assessoria Dep Marinor Brito

A deputada estadual Marinor Brito (PSOL) esteve ontem, junto a outros parlamentares da Alepa e membros do Ministério Público Federal e Estadual, OAB e movimentos sociais, em diligência a Barcarena, para apurar informações a respeito do incêndio ocorrido em um dos galpões da Imerys RCC, empresa mineradora de Caulim que opera no município.

Entre elas, a informação de que a empresa opera em solo paraense há 12 anos sem o licenciamento adequado. De acordo com informações de inquéritos instaurados pelo estado, a empresa é responsável por outros 9 crimes ambientais em Barcarena.

"Em nossa vistoria, verificamos que a empresa não estava preparada para agir em caso de um crime como este. Não havia sequer um sinal de alerta para a população. Vamos exigir os licenciamentos operacional e de instalação para a operação da empresa. Não é possível que atuem sem minimamente apresentar um plano de salvaguarda para as comunidades no entorno do empreendimento, que sofrem historicamente as mazelas socioambientais resultantes dos grandes projetos na Amazônia", afirmou a deputada Marinor.

Após a visita à fábrica, a comitiva realizou uma audiência pública com representantes das comunidades afetadas na Paróquia Cristo Rei, localizada a menos de 100 metros de uma das bacias de rejeitos da Imerys. Todos os moradores relataram sintomas após o incidente como ardência nos olhos, irritação na pele e falta de ar. Cerca de 50 pessoas chegaram a buscar atendimento na UBS após o incêndio, que dispersou uma nuvem de hidrossulfito de sódio, produto utilizado no refinamento de Caulim.

"Já há dados que demonstram claramente que esta empresa só tem causado sofrimento à população local e ao nosso estado, o que vem se arrastando desde o governo anterior. Isso não é justo com a população do nosso estado, porque a licença pressupõe que a empresa tenha tomado as medidas para proteger a população, mas mesmo sem isso, ela está funcionando e causando danos", concluiu a deputada.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3182-8437

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019