Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Governo sanciona Lei que prevê maior participação feminina no processo eleitoral

06/12/2021 11h00 - Atualizada em 06/12/2021 11h00
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro

Deputada é uma das dez parlamentares da AlepaO governador Helder Barbalho sancionou, no dia 1º de dezembro, a Lei nº 9.361 que prevê a maior participação de mulheres no processo eleitoral. De autoria da deputada Dilvanda Faro (PT), o PL 203/2020 propõe a realização da "Semana Estadual de incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral", com ações que integrem a mulher paraense na atmosfera política e fomentem a sua participatividade.

O Brasil é um dos piores países quando se trata de representatividade política feminina, ocupando o terceiro lugar na América Latina em menor representação parlamentar de mulheres. Esses dados são do Inter-Parliamentary Union, que apontam ainda a taxa é de aproximadamente 10 pontos percentuais a menos que a média global e está praticamente estabilizada desde a década de 1940.

Esse cenário é observado em todas as esfera do poder do Estado. Desde as Câmaras dos Vereadores até o Senado Federal, essa taxa de representatividade ainda permanece muito baixa, mesmo em um cenário no qual 51% dos eleitores são mulheres.

Nas últimas eleições, a participação de mulheres ficou assim: 12 senadoras, do total de 81 vagas no Senado e 76 parlamentares ocupando as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. No entanto, as mulheres seguem sendo a minoria na representação política, o que não reflete nem a importância na população e nem a sua relevância socioeconômica.

No Pará, por exemplo, a presença feminina dentro do Poder Legislativo representa 25% dos votos decisivos. Isso porque dos 41 deputados, apenas dez são mulheres. Esta é a primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) que essas cadeiras são ocupadas por parlamentares do gênero feminino. Juntas, elas integram a Bancada Feminina da Alepa.

"A partir desta Lei queremos garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Além disso, buscamos promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres paraenses", explica a deputada Dilvanda Faro.

A partir de agora a "Semana Estadual de incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral" fará parte agenda estadual de eventos.

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem