Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - PDT

Notícia

Deputada Nilse destaca a importância da retomada do Siv Mulher 2.0

26/11/2021 11h19 - Atualizada em 05/12/2021 12h08
Por Rita Martins - Assessoria Dep Professora Nilse

Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem

No Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, o Governo do Estado apresentou uma iniciativa importante de combate à violência doméstica: a atualização e retomada do Sistema de Atendimento Integrado à Mulher (Siv Mulher 2.0). A ferramenta integra serviços psicossociais, médicos, de defesa social e de perícia em um único espaço, promovendo um atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às vítimas. 

O evento ocorreu na quinta-feira (25), no teatro da Usina da Paz Icuí-Guajará, e contou com o brilhantismo da dança cultural de idosas que fazem parte do Projeto IDEAS Pólo Cidade Nova.

A Procuradoria da Mulher da Alepa se fez presente por meio da sua Procuradora deputada estadual Professora Nilse Pinheiro, e pela advogada da procuradoria Dra. Tainá Paiva, em uma fala breve a deputada Nilse destacou que o uso desta importante ferramenta facilitará o acesso aos dados e histórico dos atendimentos dentro das redes integradas, centralizando as informações e facilitando a criação de programas e projetos de forma mais específica.

“São os familiares as pessoas que convivem com as mulheres, em diferentes espaços, que primeiro veem as ocorrências, contudo, a maioria dessas pessoas, não faz nenhuma intervenção até por uma compreensão errônea de que é um problema da mulher/do casal e não um crime previsto na Lei Maria da Penha. Essa ausência de atitude pode contribuir com a intensificação da violência, do contrário, e por meio do Siv Mulher 2.0  vamos poder oferecer a essa mulher uma série de serviços, garantindo atendimento rápido para evitar, sobretudo o ápice dessa violência, que é o feminicídio”.

Atendimento – A ferramenta será utilizada, a princípio, nas Unidades Integradas ParáPaz Mulher em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, mas a expectativa é expandir o uso para todas as unidades de atendimento às mulheres no Pará. Segundo Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, o Siv Mulher 2.0 veio para somar ainda mais na atual gestão e na intersetorialidade dos órgãos.

“Utilizaremos de forma efetiva, propiciando um gerenciamento de informação para que possamos direcionar os nossos serviços e projetos com o objetivo de reduzir as estatísticas de violência contra a mulher. É o governo do Estado presente atuando em mais uma vertente em prol da mulher paraense”.

Elaboração – A Sejudh e a Fundação ParáPaz são os gestores do sistema. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa) é responsável pelo seu desenvolvimento e contou com uma equipe incansável em atender, interpretar e traduzir à realidade as várias demandas necessárias para melhoria do fluxo de atendimento, usando a tecnologia em favor do Estado, como enfatizou o presidente do órgão, Marcos Brandão.

Participaram da cerimônia, a coordenadora de Integração de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcia Jorge, o Secretário da Sejudh, José Francisco; o gerente geral da UsiPaz Icuí, Alex Melul; Julio Alejandro, diretor geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac; Luciana Filizolla, representando a Defensoria Pública do Estado do Pará; Lívia Noronha, coordenadora da Mulher de Belém e o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Rezende que afirmou que “é um instrumento de fundamental  importância dessa nossa luta constante pela defesa às mulheres, mulheres guerreiras, empoderadas e que cada vez mais, com muita justiça e competência, alcança seu espaço” e que a Polícia Civil, dentro de suas atribuições, mantém seu compromisso com a sociedade, não medido esforços para alcançar um horizonte maior nesta luta. Dentre os órgãos parceiros, está o Ministério Público do Pará e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (Alepa).

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4395 / 4270

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019