Dep Igor Normando

Deputado Estadual - PODE

Igor Normando aprova projeto que regula transporte de animais em veículos intermunicipais

30/11/2021 14h43 - Atualizada em 30/11/2021 15h02
Por Ariela Motizuki - Assessoria Dep Igor Normando
Projeto de Lei de autoria do Deputado Igor Normando foi aprovado por unanimidade e deve ser sancionado nas próximas semanas.

Durante as férias e recessos, a pedagoga Ana Cristina, moradora do município de Curionópolis, enfrenta sempre o mesmo problema durante anos nas rodoviárias da cidade: a dificuldade de encontrar uma empresa que possibilite o transporte seguro e digno para seu pet, "Amora", até Belém. Com objetivo de assegurar melhores condições e regulamentar os transportes dos animais domésticos de forma segura, o projeto de lei de nº52/2019, de autoria do Deputado Estadual Igor Normando (Podemos), foi aprovado por unanimidade e, agora, segue para sanção do Governador Helder Barbalho em até quinze dias úteis.

O projeto de lei visa permitir animais de até 10kg no interior de transportes intermunicipais como ônibus e embarcações, assim como a obrigação do tutor de apresentar carteira de vacinação do animal em dia. Atualmente, sem a regulamentação, muitos animais são submetidos a serem levados em bagageiros perto de motores, ou em locais sem ventilação. "O projeto visa garantir o bem-estar e dignidade animal, pois o nosso mandato recebe dezenas de denúncias e relatos de tutores que não conseguem embarcar com seus animais por falta de regulamentação. Alguns, inclusive, relatando a morte de animais em bagageiros", explicou o autor do projeto.

Para a pedagoga Ana Cristina, caso o projeto seja sancionado, ele será de fundamental importância para que ela possa conseguir viajar com sua cachorra "Amora". "Isso irá nos possibilitar segurança, qualidade e dignidade. Eles não falam, mas sentem calor, fome, dor e sede", afirma a pedagoga

Palácio Cabanagem (Térreo) - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II