Com brilho nos olhos e muita dedicação nas pontas dos pés, as representantes do projeto social IDEAS (Instituto de Desenvolvimento da Educação e Ação Social) enfrentaram todos os desafios da pandemia e mostraram toda a garra e alegria em estar de volta aos palcos. A bela participação rendeu ao IDEAS o prêmio de Melhor Projeto Social durante a 30ª edição do Dança Pará Festival, o mais importante evento de dança da região Norte, nesse domingo, 31 de outubro.
No palco do teatro do SESI, O IDEAS ainda levou para casa mais quatro troféus: 1° Lugar Baby Dance-conjunto; 1° Lugar Ballet Clássico Livre conjunto Infantil - Toy Dancers; 3° Lugar Ballet Clássico Livre conjunto infantil – Movimentos; e 3° lugar Dança na melhor idade conjunto - As meninas do carimbó.
Fundando há 11 anos, o projeto tem como madrinha a deputada estadual Professora Nilse Pinheiro e atende idosos, mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social ou econômica em 10 polos da região metropolitana de Belém (RMB). Oferece atividades multidisciplinares, com atividades de dança, peça de teatro, oficinas de corte e costura, receitas culinárias e canto.
Rúbia Tavares mãe da bailarina Maria Jennifer não escondeu a emoção em ver a filhar no palco. “É uma noite de muita emoção. Pela primeira vez que a minha filha participa de uma apresentação e eu estou muito feliz pelo apoio que a professora Nilse dar aos projetos sociais, aos idosos e as crianças carentes do bairro do Jaderlândia. Só tenho gratidão!", disse emocionada a mãe da bailarina.
O sentimento também foi compartilhado entre todas as integrantes do projeto, cujo período de ensaios necessitou de compreensão, dedicação, cuidados e muito amor para superar o momento epidemiológico e ter esperança em dias melhores.
A deputada Professora Nilse (Republicanos), que fez questão de estar presente na torcida, ficou extasiada ao ver cada grupo, cada dançarino no palco mostrando a sua arte. "Vivemos ainda tempos difíceis. Em 2019, pude destinar junto com meus pares emenda para realização do festival, mas em 2020 e em 2021 isso não foi possível, porque todas as emendas foram destinada para a saúde no Estado. Ainda assim, fico feliz em ver que, mesmo com as dificuldades, o evento aconteceu e foi lindo! Mesmo com um número reduzido de grupos de dança, conseguimos inscrever três grupos do projeto IDEAS do bairro do Jaderlândia. Para nossa surpresa, estamos saindo do festival como o melhor projeto social, melhor ballet Baby e infantil e ainda levamos o terceiro lugar na apresentação das idosas e do ballet clássico infantil", destacou a deputada.
Ela ainda ressaltou que a emoção da noite refletiu o esforço de cada pessoa que compõe o projeto, dando um pouco de si para o êxito nos palcos e na vida. “Estou sem palavras para descrever a emoção que invade a minha alma, de ver nossas bailarinas e nossas idosas superando todos os obstáculos que essa pandemia impôs, com aulas online, ensaios com máscaras e com número reduzido de participantes. Elas venceram e foram dignas das cinco Premiações do Dança Pará 2021. Quando criei o projeto junto com meu saudoso esposo não imaginava a dimensão que ele alcançaria", frisou.
O coordenador do Dança Pará Festival, Maurício Quintairos, agradeceu a deputada por trazer ao palco do festival o projeto que todos os anos faz uma bela apresentação.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II
Telefone: (91) 3213-4395 / 4270
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019